sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

[Opinião] "Fundação" Isaac Asimov (Saída de Emergência)



Sinopse:

Simplesmente o melhor livro daquele que é considerado o melhor autor de ficção científica de sempre.

Há muitos milhares de anos que o Império Galáctico reina absoluto sobre todos os mundos habitados. Mas agora está em decadência.
Apenas Hari Seldon, o criador de uma nova e revolucionária ciência, prevê a inevitável chegada de uma era de trevas jamais vista. Para preservar o conhecimento e salvar a Humanidade, Seldon reúne os melhores cientistas e eruditos do império num planeta sombrio para servirem de guia e darem esperança às futuras gerações. Dá a este santuário o nome de Fundação.

Mas a jovem Fundação rapidamente fica à mercê dos corruptos senhores da guerra que se erguem do decadente império. E esta última esperança da Humanidade tem de enfrentar uma escolha dolorosa: submeter-se aos bárbaros e viver em escravatura ou lutar pela liberdade e arriscar a destruição total.


Ficha Técnica:

Chancela: Saida de Emergência
Coleção: BANG  Nº: 305
Data 1ª Edição: 11/01/2019
ISBN: 9789897731426
Nº de Páginas: 288
Dimensões: [160x230]mm

Encadernação: Capa Mole

Opinião:

Recentemente a Saída de Emergência tem apostado em grandes nomes da Ficção Científica, os quais impulsionaram algumas das maiores ideias e os novos autores que agora encontramos no mercado internacional. Com o evoluir do tempo e os recentes eventos políticos, torna-se cada vez mais essencial certos tipos de livros, como são o caso das distopias e da literatura futurista que apenas este género literário permite ter. É incrível encontrar um paralelismo entre as mentes que criaram estes mundos e tudo o que se tem passado ultimamente no nosso mundo.

Em Fundação, Asimov mostrou-nos como o futuro pode ser manipulado de acordo com as vontades de alguns e como um império totalitário e inquestionado pode ser criado e imposto caso lhe seja dado tempo suficiente para florescer e para avançar, sem qualquer travão.

Neste livro, os cientistas, matemáticos entre outros, acabam por descobrir uma realidade que a história já nos ensinou: Todos os grandes impérios caem. Essa é uma verdade histórica, aconteceu com os Egípcios, com os Gregos, Romanos, entre outros. Partindo desse pressuposto, o que acontece de seguida? Um novo império nasce. E este livro retrata, isso mesmo, a queda  de um império e outro prestes a florescer.

As civilizações mais avançadas, como é o caso da Fundação, mantiveram as suas tecnologias mais recentes e evoluíram-nas, mas os seus vizinhos, envoltos em guerras e conflitos acabam por perder o conhecimento e isso faz com que vejam os vários mecanismos da fundação como uma espécie de magia. Pois isso já aconteceu antes, até agora quando vemos algumas destes novos avanços na Robótica e Automatismo achamos que têm algo de mágico, nem que seja por um momento apenas.

Asimov criou um livro bastante interessante e que aborda alguns dos temas mais marcantes da atualidade. Não consegui pousar o livro, as suas descrições são soberbas e sentimo-nos imediatamente incorporados no mundo criado pelo autor. Fico a aguardar ansiosamente pela continuação do livro.


LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário