domingo, 1 de agosto de 2021

[Opinião] "História de Portugal" de vários (Temas e debates)


Sinopse:

«Portugal foi ponto de chegada e de partida de gentes, culturas, línguas, ideias, tendências de gosto, comportamentos, crenças, instituições, produtos que sempre foram variáveis e que aqui e nos ubíquos lugares onde chegaram imprimiram sinais de miscigenação plurimodal, que foram enriquecendo as cores do mundo, mas também provocando disrupções, violência, tantas vezes guerra, sofrimento e fenómenos de resistência. Portugal é o resultado de incontáveis dinâmicas de diálogo e de choque com outros lugares. E o mundo tem traços das mediações que os habitantes do espaço de Portugal espalharam. É esta fascinante história que aqui se pretende contar para melhor percebermos quem somos e o mundo em que vivemos.»

Coordenação científica
João Luís Cardoso (Pré-História e Proto-História)
Carlos Fabião (Antiguidade)
Bernardo Vasconcelos e Sousa (Idade Média)
Cátia Antunes (Época Moderna)
António Costa Pinto (Época Contemporânea)

Esta obra conta com a colaboração de 87 autores que trabalham não só em Portugal como por todo o globo, portugueses e não portugueses, especialistas nas mais diversas subáreas da História, como história política, história institucional, história geográfica, história cultural, história da ciência, história económica, história social, história da arte e história religiosa.

Ficha Técnica:

ISBN: 9789896446352
Edição/Reimpressão: 10-2020
Editor: Temas e Debates
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 240 x 43 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 664
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História de Portugal

Opinião:

Por vezes gosto de ler livros de história, uma vez que conheço o Carlos Fiolhais há muitos anos senti uma grande curiosidade acerca deste livro. Inicialmente não sabia como este estava organizado e fiquei surpreendida pela positiva. 

O livro leva-nos por uma viagem no tempo dos eventos que moldaram Portugal, desde a pré-história até o mais recente, em 2011. A vantagem que este livro está organizado em artigos escritos por especialistas da área de uma forma que se torna compreensível para os leitores, sendo que estes geralmente são artigos curtos, que permiutem uma leitura rápida e faseada do livro.

Para além da parte que agrada aos leitores apreciadores de história, temos que este livro pode servir de ajuda aos mais novos para apresentarem trabalhos originais e atuais na disciplina de história, abordando temáticas interessantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário