sábado, 22 de dezembro de 2018

[Opinião] "A cor Purpura" de Alice Walker (Suma de Letras)

Sinopse:


encedor do prémio Pulitzer e o National Book Award, A Cor Púrpura foi adaptado ao cinema em 1985 por Steven Spielberg e nomeado para 11 óscares.

A Cor Púrpura aborda temas como a violência doméstica a que estavam sujeitas as mulheres negras no início do século XX, a relação dos negros com o seu passado de escravatura, e a busca do espiritual num mundo cruel e sem sentido.

Um livro extremamente atual e que nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder, em uma sociedade ainda marcada pelas desigualdades de gêneros, etnias e classes sociais.

Ficha Técnica:

ISBN: 9789896656805
Edição ou reimpressão: 10-2018
Editor: Suma de Letras
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 229 x 23 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 304
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance

Opinião:

Este é um daqueles livros que vi o filme antes de o ler. Era muito nova quando o vi pela primeira vez, não sei bem que idade tinha, mas era adolescente, já passaram tantos anos que não sei ao certo. Foi um daqueles que me marcou e que revejo sempre que tenho essa possibilidade porque, acada visualização há sempre algo de novo que nos ensina. Foi essa sensação que tive quando li o livro. Foi fabuloso poder ler o romance no qual o livro se baseou.

Apesar de conhecer parte da história, foi uma leitura de descoberta, já que, por mais que se conheça a história há sempre algo de novo que nos  vai surpreender e mostrar uma parte nova do livro e também nos ensinar algo sobre nós próprios.

A Celie sempre foi a minha personagem preferida de todo o filme, pela sua inocência e auto sacrifício, penso que ela é a pessoa mais generosa de todo o livro, que nos vai ensinar muito sobre amor e perdão, sobre a vida em si. Ela perde tudo várias vezes ao longo do livro, mas a questão que me coloco sempre é: Será que ela se vai encontrar a si própria? Todas as outras personagens têm uma noção bem clara do que querem e de quem são, enfim do seu lugar no mundo, mas esta demora a perceber qual é.

O que mais adorei no livro foi a diferença na forma de escrever das duas irmãs, como ambas escrevem de acordo com o grau de estudos que têm e isso torna o livro bem mais ritmado e com mais variedade e interesse.

Se me perguntarem se gostei mais do filme ou do livro, posso dizer que este me sinto dividida, já que o livro teve um significado muito grande na minha vida e nada o poderá mudar.


LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário