domingo, 14 de outubro de 2018

[Opinião] "A Ordem do Tempo" de Carlo Rovelli (Objetiva)


Sinopse:

Por que nos lembramos do passado e não do futuro? O que significa o «fluxo» do tempo? Nós existimos no tempo ou o tempo existe dentro de nós? Numa prosa lírica e acessível, Carlo Rovelli convida-nos a reflectir sobre estas questões. Todos experimentamos o tempo, mas, quanto mais os cientistas aprendem sobre ele, mais misterioso permanece. Pensamos no tempo como uniforme e universal, movendo-se continuamente do passado para o futuro, medido por relógios.

Carlo Rovelli rompe com estas suposições, uma a uma, revelando um universo estranho no qual, no nível mais fundamental, o tempo desaparece. Unindo ideias da Filosofia, da Ciência e da Literatura, o autor sugere que a nossa percepção de fluxo do tempo depende da nossa perspectiva, da estrutura do nosso cérebro e das nossas emoções, mais do que do universo físico.

Ficha Técnica:

ISBN: 9789896653521
Edição ou reimpressão: 09-2018
Editor: Objectiva
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 235 x 17 mm 
Encadernação: Capa dura 
Páginas: 140
Tipo de Produto: Livro 
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Física

Opinião:

Este é o segundo livro que leio de Carlo Rovelli, o primeiro foi o "Sete breves Lições de Física". A minha área de formação é Física e Ciências Exatas, pelo que este tema sempre me fascinou, qual não é o cientista que nunca pensou em algum ponto da sua vida em construir uma máquina to tempo?

A noção do tempo evoluiu ao longo dos séculos, melhor dizendo dos milénios. Perceber o que é o tempo, a memória, o futuro e porque este não nos é revelado sempre foi algo que o ser humano ponderou e tentou explicar com os conhecimentos que tinha na altura.

Carlo Rovelli leva-nos numa viagem de descoberta por este tema e pelas diversas ideias de cientistas e filósofos da antiguidade. O que me atrai nos livros deste autor é a forma simples como ele expõe os temas mais complicados e intricados da física moderna e nos mostra o que se está a trabalhar na atualidade sem grandes expressões e matemática complexa como ocorre em muitos outros livros.

Este livro de divulgação científica vai esclarecer muitas dúvidas de curiosos em todo o mundo.


LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário