terça-feira, 28 de agosto de 2018

[Opinião] "Três irmãs Três Rainhas" de Philippa Gregory (Planeta)

Sinopse:

Uma emocionante narrativa sobre os Tudor, com as irmãs de Henrique VIII, Maria e Margarida, e a mulher, Catarina de Aragão, revelando vividamente os papéis fundamentais que estas três rainhas desempenharam no seu reinado.

Unidas através de lealdades familiares e afectos, as três rainhas encontram-se em lados opostos e umas contra as outras. Catarina comanda um exército contra Margarida e mata o marido Jaime IV da Escócia.


Mas o filho de Margarida torna-se herdeiro do trono Tudor quando Catarina perde o filho. Maria rouba o marido proposto à viúva Margarida, mas Maria também fica viúva do seu casamento secreto por amor.

Ficha Técnica:

ISBN: 9789897770951
Edição ou reimpressão: 06-2018
Editor: Editorial Planeta
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 233 x 34 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 568
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance

Opinião:

Os Tudors são uma das famílias reais mais famosas e escandalosas da coroa Inglesa, sendo o seu elemento mais conhecido é Henrique VIII, conhecido pelos seu casamentos e por ter separado a igreja inglesa de Roma e afastando-se do papa para conseguir atingir os seus objetivos. Este romance aborda a história de um dos Tudors menos conhecidos e menos abordados na literatura a Rainha Margarida da Escócia. Irmã mais velha de Henrique, conhecia bem os defeitos do irmão e o seu feitio. Ao longe deste volume, Philippa, apresenta-nos uma versão romanceada acerca das relações familiares entre os irmãos Tudor e como Henrique punha e dispunha de todos a seu bel-prazer.

Margarida é prometida, ainda nova, em casamento ao rei escocês, James, de forma a assegurar a paz entre os dois reinos. Consideravelmente mais velho que Margarida escandaliza-a com as suas ideias e costumes tão díspares dos que esta estava habituada. Margarida acaba por aprender com o marido a arte de reinar e quando este falece na batalha de Flodden ela é aclamada regente do reino.

Tudor como é, Margarida é uma mulher de paixões ardentes e uma vontade de ferro, fazendo justiça ao legado da sua família. Em constante rivalidade com a irmã Maria e a cunhada Catarina, tentam sempre se superar umas às outras e a lidar com as desventuras da vida com ironia. As cartas que trocam estão cheias de competição entre elas e as palavras mais meigas escondem sempre um segundo sentido.

Philippa Gregory é uma especialista em romances históricos e esta coleção dos Tudors é um dos melhores que  esta escreveu e mostra toda a sua pesquisa e mestria enquanto escritora. Após a leitura deste volume aguardamos ansiosamente pelo próximo volume.


LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário