domingo, 30 de setembro de 2018

[Opinião] "Os contos mais arrepiantes de Howard Phillips Lovecraft" (Saída de Emergência)



Sinopse:

Antes de H. P. Lovecraft, a literatura de horror resumia-se fundamentalmente a vampiros, fantasmas e bruxas. Depois dele, o género nunca mais foi o mesmo. Genial criador de mundos, pai das mais hediondas criaturas cósmicas e de uma Arkham tão real como Lisboa ou Nova Iorque, Lovecraft foi o pioneiro de um horror onde a humanidade é apenas uma centelha de sanidade num vasto universo de maleficência. Uma centelha fugaz que perde esperança de conto para conto.

A sua visão do horror foi de tal forma influente que está presente na obra de Stephen King, Neil Gaiman, Guillermo del Toro, Alan Moore e muitos outros criadores, da literatura ao cinema, da BD à música. Até Stranger Things, a série-sensação do momento, é uma homenagem ao imaginário de Lovecraft.


Nesta edição de colecionador, ilustrada por 22 artistas nacionais, são apresentados os contos mais arrepiantes de Lovecraft, dando-nos a conhecer a evolução do seu estilo narrativo único e consolidando-o como um dos autores mais visionários da literatura americana.


Ficha Técnica:

ISBN: 9789897731228
Edição ou reimpressão: 09-2018
Editor: Saída de Emergência
Idioma: Português
Dimensões: 162 x 235 x 40 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 544
Tipo de Produto: Livro
Coleção: Bang!
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Literatura Fantástica

Opinião:

Depois de Edgar Allan Poe, chegou a vez de serem editados os contos de Howard Phillips Lovecraft. Este novo livro atrai os todos os leitores, pelo menos a mim, pela sua edição de capa dura. Tal como o seu antecessor esta edição faz lembrar os antigos livros e edições do final do século XIX e início do século XX.

Estas edições têm-nos trazido os autores que mudaram o género do fantástico e do terror, antecedendo uma mudança radical que vai alterar todo o curso da literatura e do que se escreverá dali para a frente.

Lovecraft escreve sobre um sobrenatural que não se falava naquela altura, sobre pesadelos e medos, criaturas imaginárias que nasceram na sua mente, tendo se tornado num grande nome e um inovador. Tendo vários seguidores, acabando por criar o seu próprio género.

Os contos que estão neste livro deixam-nos sem fôlego esperando sempre pelo que vai acontecer na página seguinte. O fascínio do autor pelo oculto está bem patente em todas as páginas. Este criou criaturas que mais tarde deram origem aos atuais zombies, entre outros, que tantas páginas de livros e horas de filmes consomem.

De todos os contos do livro posso salientar um como meu preferido, aquele que mais me arrepiou e que mais me viciou, porque, por mais que fosse arrepiante mais eu o queria ler e pretendia chegar ao seu fim. O seu título é "Herbert West, reanimador" de 1922, este conto surpreendeu-me e conseguiu captar-me completamente. Consigo imaginar os seus leitores  a aguardarem ansiosamente pela sua continuação, meses a fio, o seu desespero e vontade de continuar a ler para saberem o seu desfecho.

Um excelente livro com uma edição excelente.

LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário