sábado, 13 de julho de 2013

[Opinião] “A Conspiração” de Dan Brown (Bertrand Editora)

0


Sinopse:

O Presidente Zachary Herney está a lutar por uma duríssima reeleição. O seu opositor, o Senador Sedgwick Sexton, é um homem com amigos poderosos e uma missão: privatizar a NASA e reduzir as suas despesas. O Senador tem numerosos apoiantes que beneficiarão com a mudança, especialmente depois do embaraçoso episódio de 1996, em que o governo de Clinton foi informado pela NASA de que havia provas de existência de vida noutros planetas.

Lutando para sobreviver a uma série de erros que ameaçam a sua imagem política, a NASA faz uma descoberta atordoadora: um estranho meteorito enterrado no Árctico. O Presidente é informado de que o objecto encontrado vai ter implicações determinantes no programa espacial americano. Contudo, dada a reputação vacilante da agência espacial norte-americana, será a descoberta válida ou não?

Rachel Saxton, uma investigadora dos Serviços Secretos da Casa Branca, é destacada para confirmar a autenticidade do achado. Rachel tem como missão resumir relatórios complexos em notas de uma página. Neste caso o Presidente precisa dos seus dados antes da última declaração que fará ao povo americano e que será decisiva na sua reeleição.

Acompanhada por uma equipa de especialistas, incluindo o carismático oceonógrafo Michael Tolland, Rachel descobre o impensável: provas de um embuste científico, de uma cilada que ameaça mergulhar o mundo em controvérsia. Mas antes de conseguir contactar o Presidente, Rachel e Michael são vítimas de uma perseguição sem tréguas ao longo do Árctico, refugiam-se num submarino nuclear e acabam por ser aprisionados num pequeno barco na costa de New Jersey, enquanto a capital norte-americana ferve de expectativas relativamente a mais uma fraude científica e os ânimos se exaltam nas antecâmaras do poder no interior da ala esquerda.

Aclamado pela mestria e genialidade com que relaciona História, Ciência e Política, Dan Brown destaca-se num novo romance em que nada é o que parece e ao virar de cada página nos espera uma fabulosa surpresa.

Ficha Técnica:

Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 580
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722514552

Opinião:

Neste volume Dan Brown leva-nos a um mundo de conspirações onde o foco central é a NASA e a Casa Branca. Um meteorito misterioso é encontrado no meio de um glaciar e vários cientistas civis são convidados para encontrarem. Rachel é um analista que é convidada para testemunhar o momento histórico, em que este é trazido à superfície.

Este para mim é o melhor livro dos cinco que já li do autor. As personagens são mais realistas e a trama mais elaborada prende ainda mais o leitor que tenta entender o que se vai passar e como tudo será resolvido.

Os personagens são mais realistas e credíveis, têm os seus erros e as suas virtudes. E as coisas acabam por ser resolvidas de uma forma mais natural e científica do que nos volumes anteriores.

É um livro com evolução rápida, por vezes a linguagem mais técnica pode confundir alguns dos leitores que não estejam dentro dos assuntos tratados.


Acaba de um forma interessante apesar de previsível.
Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário