domingo, 21 de abril de 2013

[Opinião] “A Mente Louca dos Grandes Lideres Mundiais” de Nassir Ghaemi (Matéria-Prima Edições)

0



Sinopse:

Neste livro, o psiquiatra Nassir Ghaemi apresenta-nos uma visão inovadora e polémica sobre as poderosas ligações entre doença mental e liderança e avança com uma tese controversa: as principais características dos que sofrem de perturbações de humor - realismo, empatia, resiliência e criatividade - são também as que fazem deles os melhores líderes em tempos de crise. Churchill, Bush, Kennedy, Luther King, Ghandi são alguns dos líderes observados por este autor num livro apaixonante

Ficha Técnica:

Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 304
Editor: Matéria-prima
ISBN: 9789898461292

Opinião:

Este livro despertou-me o interesse devido ao seu título. Será que os grandes líderes da história eram mesmo loucos?

De acordo com a tese de Nassir Ghaemi, as suas doenças mentais, depressão, bipolaridade, entre outras permitiam-lhes uma visão mais clara da realidade e assim uma maior capacidade de resposta nos tempos de crise.

Fiquei a conhecer certos aspectos da vida de algumas personalidades do mundo político que não conhecia. Por exemplo algumas tentativas de suicídio por parte de Kennedy e Luther King. Ghandi também é apresentado aqui como um caso de depressão. 

Geralmente, na história familiar destes grandes políticos existem outros casos de doenças mentais e de depressões. Enquanto lia acerca das manias e das depressões achei interessante isso se dever apenas à sua doença mental e não à sua associação com a inteligência da pessoa em causa. Porque nem todas as pessoas que têm essas doenças têm a mesma capacidade de resposta em tempos de crise.

Vemos nomes como Lincoln, Churchill, Roosevelt, Hitler, todos associados a algum tipo de doença mental. Se por um lado os seus  argumentos são válidos e comprovam a sua teoria, por outro também se pode refutar certas situações.

É um livro bastante interessante e bem rebatido, no qual o autor expõe as suas ideias de uma forma simples e directa.
Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário