terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

[Opinião] "Histórias de cá e de lá" de Lina Céu (Editora Papiro)

0



Sinopse:

«Tomei o leme, e aquela meia hora até entrar nas Velas vivi-a toda entregue ao meu destino de marinheira nata e senti nos meus dedos a volúpia de dominar o mar, de estar una com ele no mesmo abraço às ilhas e no mesmo mistério de partir e chegar.» In A Fuga «Ao fim de nove meses a viverem uma dentro da outra, precisavam de férias uma da outra. Estavam ambas esgotadas de comunicação umbilical, de conversa pelas veias. Umas feriazinhas longe, muito longe, iam fazer às duas, visceral e esteticamente, muito bem.» In O Crime Sem Expresso Nem Oriente «O fim, a separação, a guerra, o absurdo, o corte, a dor na carne e no sangue, o gelo de não haver mais chamas. Apagadas de súbito. A partida. O insólito da guerra. A ausência. A falta de resposta. A carta que não tem destino ou não se sabe se teve. Ou se foi recebida, ou lida, ou desejada. A carta impensável por inútil. A morte como previsão para todos os dias. A carta sem resposta. O ferro em brasa nos sentidos. A fogueira acesa sem cavacas. A falta de lenha para deitar nela.» In As Cavacas.


Ficha técnica:

Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 128
Editor: Papiro
ISBN: 9789896365042

Análise Realizada Por Liliana Novais/Os Livros Nossos

"Histórias de lá e de cá" é um livro de contos que a autora, Lina Céu, escreveu em alturas distintas de sua vida. Dividido em duas partes, os mais antigos e os mais recentes.
O mais interessante, neste livro, é podermos verificar as mudanças culturais e linguísticas em apenas algumas décadas. Os contos têm temáticas abrangentes e com uma mensagem profunda.
A linguagem que a autora utiliza está relacionada com a época em que foi escrita.
É um livro de leitura rápida devido às suas pequenas dimensões.
Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário