quinta-feira, 8 de julho de 2021

[Opinião] "O essencial da História do mundo" de Bassir Amiri (Circulo de leitores)



Sinopse:

Que países designa o acrónimo BRICS?
Qual é o ato fundador da Europa?
No século XXI, que país é o primeiro produtor mundial de ópio?
Quem são os mogóis?
Quais as origens dos nomes dos estados norte-americanos?
Que potências se defrontaram na Guerra dos Sete Anos?
Quando foram traçadas as fronteiras de África?
Qual a data de fundação do Estado Islâmico?
Que acontecimento trágico desencadeou o genocídio ruandês?
Desde quando é independente a Grécia?
O 'Essencial da História do Mundo' esclarece todas estas perguntas, e muitas outras. Dos grandes impérios da Antiguidade à queda da URSS, da Europa de Carlos Magno à China do século XIX, passando pela fundação dos Estados Unidos e pelo longo caminho para as independências africanas, convida-nos para uma viagem pelos séculos afora, analisa a evolução das grandes civilizações, a crescente importância da Índia, do Irão, da Rússia e do Brasil, e decifra a nova ordem do mundo que hoje se desenha.

Opinião:
Já há algum tinha que não lia um livro de história. Podemos pensar que ler este tipo de livros pode ser aborrecido, mas quando este está bem organizado acaba por ser fácil ler.
O que mais gostei, foi o facto deste apresentar factos históricos em pequenos textos, sendo que a maioria deles não ultrapassa um parágrafo, o que nos mostra vários temas interessantes em pequenos apontamentos.
O loivro aborda os mais variados temas deste a pré-história até ao nosso século, passando por todos os eventos importantes. Um dos pontos interessantes deste livro foi ver apontamentos sobre temas que não foram muito falados quando andava na escola, como é o exemplo da escravatura e do seu fim, da colonialização, um tema que ainda é conseiderado tabú por muitas pessoas.
Este livro torna-se bastante interessante pela sua simplicidade e forma direta de apresentar as informações.

Sem comentários:

Enviar um comentário