domingo, 4 de julho de 2021

[Opinião] "O Anjo de Munique" de Fabiano Massimi (Suma de Letras)



Sinopse:

Munique, Setembro de 1931. Faltam poucas semanas para que umas eleições históricas outorguem o poder aos nazis. O comissário Sigfried Saue é chamado com urgência a um elegante apartamento, onde Angela Raubal, 22 anos, conhecida como Geli, é encontrada no seu quarto sem vida. Ao lado do corpo um revólver, tudo sugere que se trata de um suicídio. Geli, no entanto, não é uma mulher comum e o apartamento onde vivia e morreu, bem como o revólver que disparou o tiro fatal, não pertencem a um homem qualquer, são do seu «tio Alf», que o resto da Alemanha como Adolf Hitler, o político mais notório do momento. Em parte também por causa dessa estranha relação com a sua sobrinha, fonte de indignação e escândalo entre as fileiras dos seus inimigos e entre os seus colaboradores mais próximos. Sempre juntos, sempre felizes e sorridentes numa intimidade adolescente. O inspector Sauer se encontra dividido na sua investigação entre aqueles que o mandam encerrar a investigação passadas escassas horas e aqueles que o instruíram a ir ao fundo do caso e descobrir a verdade, qualquer que seja.

Ficha Técnica:

ISBN: 9789897840500
Ano de edição: 07-2020
Editor: Suma de Letras
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 228 x 28 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 432
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Literatura  >  Romance

Opinião:

Este livro retrata um dos maiores mistérios por resolbver associados a Adolf Hitler, a sua relação tóxica e tumoltuosa com as mulheres é bem conhecida. Também temos uma noção da toxicidade destas e de como ele conseguia que as mulheres com quem se envolveu ficassem dependentes dele de uma forma doentia.

Uma dessas mulheres foi a sua sobrinha, Angela Raubal, esta é encontrada morta na casa que partilhava com o tio. A relação entre os dois sempre foi controversa e repleta de mistério, o que levou a muitas dúvidas acerca da morte de Geli.

Este livro aborda toda a investigação que foi realizada pelos polícias à morte de Geli. Mas foram, por todos os lados, bloqueados. Apesar de em 1931, Hitler não ter ainda chegado ao poder, mas a sua influência é bem patente ao longo de todo o livro e, como a mera mensão do seu nome deixava as pessoas aterradas. Há várias passagens em que vemos as pessoas a terem reações diferentes esperado e dominadas pelo medo  que sentem. Também é bem patente o poder que Hitler tinha e como ele e o partido o usou para interferir na investigação e impedir que os polícias consigam chegar à verdade do que se passou naquele apartamento.

O que adorei no livro, foi o facto de Geli nunca aparecer na história como uma personagem ativa, mesmo assim Fabiano Massimi consegue nos retratar a sua personalidade através de testemunhos de terceiros tornando-a numa personagem real e complexa, a qual acabamos por conseguir conhecer bem e nos sentirmos ligados à mesma.

Para além da história principal, ficamos a conhecer a vida das pessoas comuns na Alemanha dos anos 30, estávamos perante uma fase de transição e de tumultos em que a população tinha uma vida complicada  e as pessoas estavam com receio do futuro e queriam superar as cicatrizes que a primeira guerra mundial deixou na Alemanha.

Um livro que nos leva para um mundo que não podemos nem devemos esquecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário