quinta-feira, 3 de agosto de 2017

[Opinião] "Meia-noite ou O principio do Mundo" de Richard Zimler (Porto editora)



Ficha Técnica:



ISBN: 978-972-0-04727-4
Edição ou reimpressão: 02-2017
Editor: Porto Editora
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 36 mm 
Encadernação: Capa mole
 Páginas: 576
Tipo de Produto: Livro 
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance

Sinopse:

Portugal, início do século XIX: John Zarco Stewart, filho de uma judia portuguesa e de um escocês, é uma criança endiabrada, sensível e profundamente curiosa, herdeira sem o saber de uma fé amortalhada em três séculos de secretismo. Mas um período de perda e amargas revelações põe um fim abrupto à sua inocência, e só a misteriosa intervenção de um carismático curandeiro, trazido de África para o Porto pelo pai, consegue salvá-lo. Profundo conhecedor da sabedoria milenar do seu povo e antigo escravo, Meia-Noite tornar-se-á o maior amigo de John e determinará o curso do seu destino.

Quando as tropas de Napoleão invadem Portugal, a violência vem perturbar a frágil paz de John. À medida que tudo em volta parece ruir, John desvenda as verdades e mentiras escondidas por aqueles que mais amava e em quem mais confiava. E, já adulto, descobre o ato de imperdoável traição que em última instância devastou a sua família - e que ameaça destruir a sua fé. Para redimir crimes passados, John percebe que deve fazer uma viagem longínqua e perigosa aos Estados Unidos da América.

Com um raro poder de observação e um talento inato para o pormenor histórico - dos vibrantes mercados do Porto às sonolentas plantações do Sul dos Estados Unidos, do judaísmo que John Zarco descobre durante a juventude à mítica África que Meia-Noite lhe desvenda -, Richard Zimler confirma o seu lugar de excelência no panorama do romance histórico.


Opinião:

Este é o primeiro livro para adultos do Richard Zimler que li.

"Meia-noite ou o Princípio do Mundo" é um romance que aborda uma temática muito interessante, tocando em vários assuntos importantes esde as perseguições aos Judeus, passando pelas invasões francesas até à era em que a escravatura começava a desaparecer. Se por um lado é interessante verificar a mestria com que ele abora todas estas temáticas, por outro lado, torna o livro pesado sem dar grande ênfase a nenhuma delas em particular.

Apesar disso acabei por gostar da história, mesmo demoranod vários dias para a acabar e lendo intercalado com outros para conseguir acabar.

O livro é rico em personagens e em descrições de locais que são nossos conhecidos e em locais tão longínquos nos EUA.

A grande vantagem deste romance é ser contado por várias vozes das diferentes personagens, enriquecendo a leitura. Gostei particularmente da Mori e da sua tenacidade.

Um livro onde grandes segredos são guardados e sentimentos à flor da pele acabamos por conhecer as personagens que o autor criou em pormenor.
LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário