segunda-feira, 25 de maio de 2015

[Opinião] "O Bizarro Incidente do Tempo Roubado" de Rachel Joyce (Porto Editora)


Sinopse: 


Em 1972, foram adicionados ao tempo dois segundos para compensar o movimento de rotação da Terra. Byron Hemmings está fascinado por este fenómeno. Nesse mesmo ano, envolve-se num acidente de consequências devastadoras.

Byron e James Lowe, o seu melhor amigo, estão convencidos de que a culpa foi daqueles dois segundos. Assim, decidem iniciar uma investigação para apurar as verdadeiras razões de tal acidente. Mas desafiar o destino pode ser perigoso…

Rachel Joyce confirma o seu talento de grande romancista, com este retrato de uma família levada ao desespero pela obsessão de uma criança.

Ficha Técnica:

Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 360
Editor: Porto Editora

ISBN: 978-972-0-04731-1

Opinião:

"O Bizarro Incidente do Tempo Roubado" de Rachel Joyce é um romance acerca de como um momento pode alterar a nossa vida de uma forma irrevogável e alterar todo um percurso de uma pessoa.

O conceito utilizado pela autora como premissa do livro é bastante interessante e um tema pouco conhecido ou mesmo abordado na literatura, o que o torna mais curioso e desperta a atenção do leitor. O que poderia acontecer com o aumento dos dois segundos e como uma criança vê essa questão. Também é importante ter em atenção como uma obsessão como a que Byron vai desenvolver acerca do tema pode alterar toda a sua percepção da realidade

Adorei o Byron e da sua mãe, achei que estes tinham uma relação muito próxima e cúmplice mesmo que não tivesse acontecido o incidente que vai alterar tudo eles continuaram a ter uma grande proximidade. Diana surge como a perfeita dona de casa, no início do livro, e ao longo das páginas e do desenrolar da acção vemos que ela é algo mais e que esconde um passado mais rico e cheio de promessas que deixou para trás e que desistiu quando se casou e desistiu de tudo para se tornar mãe e mulher. Mesmo o seu marido quer que ela fique em casa e se comporte como uma boa dona de casa. O que ainda acontece na actualidade, tragicamente. Por seu lado, Byron faz tudo para proteger a mãe e a sua reação ao longo do livro é evidente que a idolatra e demonstra o seu lado carinhoso e afectuoso.

A autora conta-nos a história em dois tempos, em que desvendamos aos poucos os efeitos e as consequências dos acontecimentos daquele dia fatídico em que Byron associa o aumento dos dois segundos.

Foi um dos melhores romances que li ultimamente. "O Bizarro Incidente do Tempo Roubado" é um livro que nos vai surpreender até à última página.

LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário