quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ser cientista e ser escritor

Muitas pessoas perguntam-me como é que posso ter estudado para astrónoma e ter uma paixão pela escrita.
A verdade é que as duas são semelhantes. Em ambas temos de usar a nossa imaginação, a linguagem é que é diferente. Na astronomia utilizamos principalmente números e letras, enquanto que na literatura juntamos essas mesmas letras para construirmos frases.
Estas minhas duas paixões estão presentes na minha vida desde muito cedo. A paixão pela escrita começou com as histórias que os meus pais inventavam para nos contarem (eu tenho mais duas irmãs), depois essa função passou para mim. Comecei a inventar contos para a minha irmã mais nova. 
Os meus pais sempre tiveram imensos livros e enciclopédias em casa, uma das minhas preferidas tinha um capítulo inteiro dedicado à astronomia, em primeiro via apenas as imagens e depois comecei a ler e aproveitei ao máximo, cheguei a saber de cor o que dizia de tantas vezes que o li.
Com o tempo refinei o meu gosto pela literatura, passei a ler todo o tipo de livros. E sempre a escrever.
Consegue-se conciliar gostos diferentes, por vezes pensamos que um cientista não pode gostar de letras. Mas a verdade é que muitos cientistas escrevem, sejam matemáticos, sejam físicos. 
A ciência e a literatura têm mais em comum do que se pensa. Se não fosse assim, então como poderiam os cientistas inventar teorias tão complicadas como a Teoria da Relatividade, ou mesmo a Mecânica Quântica. Quantos livros de ficção científica existem? Imensos. Um dos melhores escritores de ficção científica é Júlio Verne. Quantas das suas ideias são agora utilizadas. Ele imaginou um submarino, a viagem à Lua, viagens ao centro da terra. Quantos de nós não nos sentimos inspirados pelas suas ideias e tentamos realizá-las de alguma forma. Assim a ciência é influenciada pela literatura e vice-versa.
Portanto não é de admirar que se veja um cientista-escritor.

9 comentários:

  1. Eu físico experimentar na área de partículas e aspirante a escritor, por isso não me surpreende.

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto, é mesmo verdade: a ciência e a literatura não se excluem uma à outra, complementam-se! E temos exemplos portugueses disso: António Gedeão (químico e poeta) ou António Lobo Antunes (médico e escritor), entre outros... ;)

    [http://howtoliveathousandlives.blogspot.pt]

    ResponderEliminar
  3. O grande problema de termos cientistas a escrever é o seu percurso: um percurso de vida em Ciências não ajuda nem ensina ninguém a escrever melhor. Isto é inegável. E também é inegável que força as pessoas a lerem literatura científica que nunca prima pela qualidade literária. É conteúdo bruto, muitas vezes sem forma.

    Não percebi de todo a inclusão desta passagem:

    "A ciência e a literatura têm mais em comum do que se pensa. Se não fosse assim, então como poderiam os cientistas inventar teorias tão complicadas como a Teoria da Relatividade, ou mesmo a Mecânica Quântica. Quantos livros de ficção científica existem? Imensos. "

    O que tem o facto de existirem teorias e leis científicas com a existência da literatura?

    Quanto ao exemplo de Verne: ele não foi assim tão pioneiro quanto isso. A maior parte das máquinas que ele "inventou" já existiam em forma de protótipo na sua época e estavam a ser testadas. Por conseguinte, ele não auxiliou em quase nada a sua criação ou desenvolvimento. E, em termos puramente literários, Verne combina momentos algo divertidos com descrições científicas aborrecidíssimas para o comum leitor. É um caso onde a Ciência imposta à Literatura só estraga, não ajuda.

    Não concordo que haja semelhança alguma entre a Astronomia e a Literatura. Uma rege-se por códigos próprios e físicos, leis mecânicas, duras e palpáveis. A Literatura nem por regras gramaticais se rege, dependendo do estilo de escrita do autor. Ou seja: a Ciência é regrada, enquanto que a Literatura é o campo caótico da fantasia humana. Não têm absolutamente nada a ver uma com a outra.

    E os cientistas que escrevem, no geral, ou escrevem livros científicos, para os quais não é preciso ter especial aptência de escrita; ou escrevem livros hiper-técnicos, numa ânsia desregrada de partilhar conhecimentos e fundamentar escolhas, que alienam o leitor comum. Case in point: Isaac Asimov.

    No geral, creio que a Ciência estraga a Literatura. Concordo com o chamar-se os bois pelos nomes e concordo com fazer uso da máxima verosimilhança com a realidade quando se usa da Ciência intra-livros. Mas a "malta de Ciências", como costumamos dizer, é a menos apta para o fazer. Questão de treino e de personalidade, no geral.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O argumento do "alienar" é ainda mais interessante e falsificável. O Isaac Asimov aliena leitores "comuns"? Qualquer escritor alienava "pessoas comuns" (analfabetas) durante séculos.

      How dare they write with letters and words people were not able to read!? A conclusão semelhante da altura seria "O analfabetismo estraga a literatura" e afasta-a da pessoa comum.

      Eliminar
  4. "Não concordo que haja semelhança alguma entre a Astronomia e a Literatura. Uma rege-se por códigos próprios e físicos, leis mecânicas, duras e palpáveis. A Literatura nem por regras gramaticais se rege, dependendo do estilo de escrita do autor. Ou seja: a Ciência é regrada, enquanto que a Literatura é o campo caótico da fantasia humana.".

    Resposta: fjdkshf dfakhfkahkfaphfpiahf oanfnasoin fsoia sfpasfsa.f kopaskfp39ewqmfklan sfkhfe sk . Isto é literatura? É claro que a literatura se rege por regras/"leis"/"teorias", mesmo que não sejam explícitas ou óbvias.

    E mesmo não tendo "muito a ver", têm obviamente algo a ver, pelo simples facto de serem ambas "actividades humanas". Não importam as "regras" ou "leis", são os mesmos seres humanos que fazem astronomia e literatura, e por isso têm os mesmos defeitos/imperfeições/inclinações. Claro que em Astronomia as pessoas são mais treinadas a se aperceberem do quanto as nossas "opiniões"/crenças/"biases" afectam o que fazemos, enquanto que na literatura não necessariamente, mas afectam-nos sempre.

    Depois, há uma questão ainda mais profunda: há "donos" da literatura? Sendo a literatura algo que (quase) não tem regras, por que há-de caber a um grupo restrito de pessoas a definição do que é melhor/pior literatura? Como pode a Ciência "estragar" a literatura (!?) se por si só adiciona lógica, trabalho persistente, análise, conteúdos e organização?

    "Mas a "malta de Ciências", como costumamos dizer, é a menos apta para o fazer." Isso é, em grande medida, um bias que a sociedade leva a que aconteça. Mas não por as pessoas de "ciência" serem menos aptas, pelo contrário. É apenas porque as pessoas que menos gostam de "letras" são as que fogem delas e vão para "ciências". Obviamente que alguém que não gosta desse algo tende a não ser "muito apto", mas não significa de todo que não haja (muitos!) que vão para "ciências" porque genuinamente gostam, mas que são tão bons ou melhores na escrita.

    ResponderEliminar
  5. Por ordem de chegada:

    - Eu não abordei essa questão, portanto cinge-te ao tema por favor na tua abordagem. Quando digo que Asimov, como outros, aliena leitores, quer dizer que é preciso ter-se conhecimento técnico muito específico para absorver (cert)os livros dele. Isto faz com que apenas muito pouca gente esteja passível de os entender na totalidade. O que por si não teria mal nenhum, se os livros dele fossem livros de especialidade ou idealizados para um mercado muito selecto. O problema é que não são, ou, não surgiram inicialmente como tal. Tornaram-se obras de nicho porque o autor, da forma como os escreveu, alienou muitos bons fãs de Sci-Fi que estão à procura de uma boa história e não estão para ler um mini-tratado sobre Robótica Aplicada. Mas se formos pelo teu argumento: o analfabetismo é uma condição extra-livro. O que me refiro são condições intra-livro.

    - Vou reformular: a Ciência é SEMPRE, a todo e qualquer momento, regida por um dado conjunto de leis, e só pode haver inovação com recurso a essas mesmas leis. A Literatura nem de obedecer a essas precisa (caso da Poesia Sonora, que eu pessoalmente detesto mas enfim). No geral, 99% das vezes, obedece, porque as poucas regras que há são o que nos permite passar uma mensagem clara. Mas são regras que permitem muito, muuuuito mais liberdade que as regras científicas. Isso é o que permite dar cunho, dar voz e característica a um texto. Hás de me mostrar uma fórmula matemática onde esteja patente o cunho do seu autor xD

    - TUDO é uma actividade humana. Se vamos agora assemelhar coisas dessa maneira... É que a ligação entre Astronomia e Literatura é tão, tão vaga, que se fosse mais vaga se desprendia. Esse é daqueles argumentos que não pertence em lado nenhum de uma discussão intelectual decente, com franqueza xD Mas em relação ao acrescento final desse ponto: os escritores são sempre muito mais treinados para as subtilezas do comportamento humano, no geral, que o comum mortal. Não é por virem de Ciências ou deixarem de vir; antes pelo contrário.

    - Há donos da Literatura, sim. Gente treinada no assunto, no geral. Editores, críticos, os próprios autores... Mas o público leitor tem o seu peso também, e pode deitar por terra quaisquer ambições do grupo mais restrito. Portanto, há donos, mas só enquanto o público no geral o permitir. E, ao longo da História, sempre o permitiu.

    - Outra treta de argumento: a Ciência não adiciona "mais" nada, seja do que seja, à Literatura, que autores que não sejam de Ciências já não façam. Isto é verificável em pretty much qualquer livro. Pior: devido a exageros de lógica e de racionalidade, vejo autores que vêm de Ciências com vozes muito frias e mecânicas, porque aplicam a linguagem como se de Matemática se tratasse. Isto os que sabem escrever minimamente.

    - Isto não é um "bias" coisíssima nenhuma. As pessoas de Ciências são efectivamente menos aptas que as de Letras no campo da Literatura; ou melhor, as de Letras é que são mais aptas que as de Ciências. Porquê? Porque são instrumentos fundamentais à nossa área e à vossa não. Ler bem e escrever bem são duas ferramentas sine qua non para o estudante de Letras e que não o são para o de Ciências. Isto é lógico e irrefutável. E claro, excepções há-as sempre: alunos de Letras que não conseguiriam escrever um texto se a vida deles dependesse disso e alunos de Ciências que escrevem brihantemente. Mas o facto é que a regra é agora e será sempre: a malta de Ciências está menos apta para a escrita que a de Letras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "- Vou reformular: a Ciência é SEMPRE, a todo e qualquer momento, regida por um dado conjunto de leis, e só pode haver inovação com recurso a essas mesmas leis. "

      Claramente nunca fizeste ciência, ou estás a achar que a Matemática é exemplo de Ciência. Por experiência própria, a Ciência raramente e quase nunca é regida por um dado conjunto de leis. É uma actividade altamente criativa, tanto a nível da imaginação de experiências, como da interpretação, e que é regida por motivações, sensações e emoções humanas. Por mais que a filosofia de ciência possa tentar pintar um quadro diferente, a realidade é que a ciência é feita por cérebros e organismos tal como qualquer área do conhecimento.

      A investigação é uma actividade altamente criativa. Só quem não a fez pode achar que é só "jogar com regras". Se isso se aplicar é *apenas* na matemática, mas a matemática está para a ciência mais como a semântica, a tinta e o papel estão para a literatura.

      "Isto não é um "bias" coisíssima nenhuma. As pessoas de Ciências são efectivamente menos aptas que as de Letras no campo da Literatura"

      Diz-me o estudo feito que prove isso; adorava lê-lo.

      Claramente falta o "abrir dos olhos" de *fazer* (não necessariamente estudar) "ciencia" para perceberes que é mesmo um completo "bias". Não é algo causado por "estudar ciência", mas sim consequência daqueles que decidem estudar ciência. E é um bias que está garantido para o futuro (em Portugal pelo menos), porque o mundo é dominado por opiniões como as que mostras, e por pessoas "não-ciência".

      Eliminar
    2. "O problema é que não são, ou, não surgiram inicialmente como tal. Tornaram-se obras de nicho porque o autor, da forma como os escreveu, alienou muitos bons fãs de Sci-Fi que estão à procura de uma boa história e não estão para ler um mini-tratado sobre Robótica Aplicada"

      Os "literatos" "puristas" também (podem) alienam as pessoas com os floreados, as descrições tediosas, e com o vazio de conteúdo em prol da "forma" e da "beleza" da linguagem. Porque muito boa gente pode não querer ler um mini-tratado sobre semântica aplicada e linguagem.

      Eliminar
  6. Liliana, faz-me imensa pena saber que há quem te faça essa pergunta que mencionas no início. Porque é triste que exista gente neste planeta para quem a existência de pessoas com mais de uma paixão ou passatempo é uma coisa extraordinária e um motivo de surpresa. Novidade: seres humanos são criaturas complexas. Escritores podem ter outros interesses. Astrónomos podem ter outros interesses. E esses interesses não têm necessariamente de estar interligados.

    Agora, a forma como eles se influenciam uns aos outros parece estar a originar alguma discussão aí em cima. Portanto, para dar aqui os meus dois cêntimos como pseudo-pessoa de ciências que escreve...tudo aquilo que eu faço e sou influencia a minha escrita, quer conscientemente, quer inconscientemente. Ainda não descobri como a minha obsessão por chá verde afecta a maneira como escrevo, mas estou convencida de que o haverá de fazer de alguma maneira. E posso não tirar inspiração para histórias daquilo que um ano a tirar Biologia me ensinou, mas diabos se ele não me ajudou a ser mais coesa e - embora isso seja mais difícil de notar - concisa. Não é uma questão de ciência influenciar escrita por haver uma similaridade real ou imaginária entre as duas. É apenas que há certas coisas que se vão interiorizando e que depois podem ser aplicadas em vários lugares.

    ResponderEliminar