domingo, 17 de fevereiro de 2019

[Opinião] "A Guerra dos Mundos" de H. G. Wells (Sextante Editora)

Sinopse:

O romance A Guerra dos Mundos foi originalmente publicado em folhetim em 1897, em Inglaterra e nos EUA, e só no ano seguinte teve a sua primeira versão em livro. Em 1906 foi feita a extraordinária edição belga com as ilustrações do pintor pré-modernista brasileiro Henrique Alvim Corrêa, que aparecem agora nesta edição portuguesa.


A Guerra dos Mundos tornou-se um marco da literatura de ficção científica, uma das primeiras histórias que narra o choque do Homem com habitantes de outro planeta. Foi adaptado várias vezes para cinema e dramatizada para a rádio em 1938 por Orson Welles.

Ficha Técnica:

ISBN: 978-989-676-239-1
Edição ou reimpressão: 01-2019
Editor: Sextante Editora (chancela)
Idioma: Português
Dimensões: 142 x 223 x 25 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 288
Tipo de Produto: Livro
Coleção: Biblioteca dos Tesouros
Classificação Temática: Livros em Inglês > Literatura > Ficção Científica

Opinião:

"A Guerra dos Mundos"é aquele livro que todos nos lembramos quando pensamos em ficção científica, não só por ser um dos clássicos, mas também por ter sido alvo de várias adaptações ao longo do tempo. Ele tornou-se um dos mais conhecidos após o programa de rádio de 1938 de Orson Welles, o que causou uma vaga de histeria nos seus ouvintes. também teve várias adaptações ao cinema, sendo a mais conhecida interpretada por Tom Cruise.

Foi com bastante gosto que li pela primeira vez que a tradição para português, uma vez que  apenas o tido lido em inglês há uns anos atrás. Assim que vi que estava a ser publicado, aproveitei para reler  este livro após estes anos todos. Adoro livros de capa dura e esta versão fez-me viajar no tempo e tive a sensação de que estava a ler um romance antigo, como compramos muitas vezes nos alfarrabistas e que ainda têm os grafismos antigos como é o caso do "ph" entre outros.

É admirável a imaginação que H. G. Wells tinha e o que criou numa época em não haviam robôs e a robótica era algo inimaginável. acabamos por ver o autor a criar máquinas gigantes e versáteis e extraterrestres bastante assustadores e intrigantes que nos vão chocar. Ele teve especial pormenor ao pensar que eles seriam bastante diferentes de nós e como seriam afetados pela gravidade terrestre.

Este é um romance que deveria ser lido por todos já que é uma ideia de como agimos com os outros, uma vez que os marcianos demonstram o nosso lado mais negro ao lidarmos com pessoas e indivíduos mais atrasados que nós em termos evolutivos e tecnológicos. Isso já aconteceu no passado e pode acontecer no futuro, sejamos nós os mais avançados ou os outros. Adorei ler este livro e terá um lugar especial para mim.

Esta coleção é uma grande aposta da Porto Editora e espero conseguir continuar a acompanhar os romances editados quer por serem de grandes nomes da literatura mas também pela qualidade dos livros, encadernação e ilustrações.
LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário