segunda-feira, 8 de abril de 2019

[Opinão] "Às cegas" de Josh Malerman (TopSeller)


Sinopse:

Não abra os olhos. Há algo terrível lá fora.

Num mundo pós-apocalítico tenso e aterrorizante que explora a essência do medo, uma mulher, com duas crianças, decide fugir, sonhando com uma vida em segurança. Mas durante a viagem, o perigo está à espreita: basta uma decisão errada e eles morrerão.

Cinco anos depois de a epidemia ter começado, os sobreviventes ainda se escondem em abrigos, protegidos atrás de portas trancadas e janelas tapadas. Malorie e os seus filhos conseguiram sobreviver, mas agora que eles têm 4 anos chegou o momento de abandonar o refúgio. Procurar uma vida melhor, em segurança e sem medos.

Num barco a remos e de olhos vendados, os três embarcam numa viagem rio acima. Apenas podem confiar no instinto e na audição apurada das crianças para se guiarem.

De repente, sentem que são seguidos. Nas margens abandonadas, alguém observa. Será animal, humano ou monstro?


Um suspense inquietante que relembra as melhores histórias de Stephen King.

Ficha Técnica:

ISBN: 9789898869746
Edição ou reimpressão: 03-2018
Editor: TopSeller
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 228 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 304
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Literatura Fantástica

Opinião:

Eu comecei a ler este livro com um pouco de receio, não sabia bem como a autora iria conseguir descrever um mundo sem recurso à visão, como seria capaz de perceber como nos iriamos relacionar com as personagens e compreender as limitações de cada um deles. Para além disso, temos que perceber que estamos perante um livro que mais parece um Thriller ou terror.

Neste livro tudo começa com uma série de eventos que não estão aparente relacionados, um pouco por todo o mundo as pessoas perdem o juízo e cometem atos de violência extrema e acabam por se suicidar de seguida. Há algumas notícias mas nada de muito perturbador, uma vez que cada vez mais fala-se de terrorismo, crime e violência nos noticiários. Aos poucos as coisas pior e deixa de ser possível ignorar, algo ou alguma coisa anda a fazer isto aos humanos.

As personagens deste livro estão um pouco perdidas  nesta trama, sem saber o que fazer para sobreviver, como arranjar comida, viver confinados naquele lugar não facilita em nada. E ninguém percebe muito bem o que se passa, aos poucos as vozes do mundo calam-se, o mundo vai morrendo, uma pessoa de cada vez.

Na viagem dos três, há muitos perigos e não ver o mundo é algo de complicado, seguir os sons e imaginar, a nossa imaginação é bem mais fértil, e produtiva que tudo o resto.

O final do livro deixou-me de boca aberta, se bem que era previsível no contexto em que a história decorre e as ideias que o autor tentou passar. É compreensível o motivo pelo qual está a ser adaptado pela Netflix. Mas como tudo na vida, primeiro leiam o livro.

LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário