domingo, 12 de agosto de 2018

[Opinião] "Um estranho numa Terra Estranha" de Robert A. Heinlein (Saída de Emergência)




Sinopse:

Há vinte e cinco anos, a primeira missão a Marte terminou em tragédia e todos os tripulantes morreram. Mas, na verdade, houve um sobrevivente. Nascido na fatídica nave espacial e salvo pelos Marcianos que o criaram e lhe ofereceram uma nova vida, Valentine Michael Smith nunca viu um ser humano até ao dia em que é descoberto por uma segunda expedição a Marte.


Ao regressar à Terra, vê-se pela primeira vez entre o seu povo. Começa então um percurso de aprendizagem dos códigos sociais e preconceitos da natureza humana, totalmente alienígenas para a sua mente. Nesse processo de descoberta e integração, Valentine irá partilhar com a Humanidade os rituais sagrados que aprendeu em Marte e retribuir com as suas próprias crenças sobre o amor e o sentido da vida. Mas conseguirá alguma vez deixar de se sentir um estranho numa terra estranha?

Ficha Técnica:

ISBN: 9789897730924
Edição ou reimpressão: 02-2018
Editor: Saída de Emergência
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 229 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 352
Tipo de Produto: Livro
Coleção: Coleção Bang!
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Ficção Científica

Opinião:

A história de Valentine é contada em dois volumes. "Um Estranho numa Terra Estranha" é o mais famoso romance de ficção científica de todos os tempos, como diz na capa.

Comecei a ler o primeiro há uns meses, quando saiu e achei muito interessante, porque, tal como acontece em muitos livros deste género, é uma critica à sociedade, aos seus valores e à moral que nem sempre é seguida por quem deveria dar o exemplo perante todos.

Valentine é um estranho para a sociedade e os conceitos humanos, criado em Marte por marcianos cuja cultura e religião são completamente diferentes dos nossos. Até o próprio nascimento de Valentine parece envolto em mistério.

A narrativa está bem estruturada e as personagens bem desenvolvidas e cativantes, fogem dos estereótipos que muitos autores de ficção científica acabam por cair em seguir. A acção acaba por se desenvolver rapidamente, mas sem grandes pontos altos que acabem por chamar a atenção, uma vez que toda a intensidade é mantida constante ao longo do livro.

É um romance interessante e virado para uma critica à sociedade da época, a qual se mantém muito atual.


LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário