quarta-feira, 8 de novembro de 2017

[Opinião] "A Árvore das Mentiras" de Frances Hardinge (Presença)



Sinopse:

As folhas eram frias e ligeiramente pegajosas. Não havia engano possível: Faith tinha-as visto meticulosamente reproduzidas no diário do pai. Estava diante da árvore das mentiras, que fora o maior segredo do reverendo, que fora o seu tesouro e a sua maldição.

Quando o pai de Faith morre, em circunstâncias misteriosas, ela decide investigar, para descobrir a verdade que se esconde por trás das mentiras. Procurando pistas entre os seus pertences, descobre uma estranha árvore, que se alimenta de mentiras sussurradas e dá um fruto que revela segredos ocultos. Mas, quando perde o controlo das falsidades que põe a circular, Faith percebe que, se a mentira seduz, a verdade estilhaça.


A Árvore das Mentiras foi o vencedor do Prémio Costa para Melhor Livro do Ano.

Ficha Técnica:

Coleção: Ficção Juvenil
Nº na Coleção: 24
Data 1ª Edição: 03/08/2017
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-972-23-6085-2
Nº de Páginas: 368

Dimensões: 150x230mm

Opinião:

"A árvore das mentiras" cativou-me pela sua sinopse. Fiquei curiosa em ver do que se tratava, e é claro que a capa ajudou. Repleto de mistério, leva-nos numa viagem por um local remoto, numa época onde ainda se discutia a veracidade da teoria da evolução de Darwin.

O que mais me cativou neste livro foi a aproximação à realidade da época, a forma como as mulheres eram vistas pelos homens e como eram relegadas para um segundo plano e a sua inteligência desacreditada. As justificações para o fazerem, já não nos fazem sentido, mas na época impediam a mulher de avançar e de ser mais do que mãe e esposa.

Faith é uma jovem que não se conforma com o seu estatuto e que, no seu intimo, tenta provar ser algo mais do que o estatuto que lhe é atribuído. Sem grande sucesso para sermos realistas. Os confrontos que tem com as outras personagens relembram-nos de como as mulheres foram abafadas e confinadas durante séculos.

Para além deste aspeto interessante há outro que o iguala, é todo o mistério envolvendo o pai de Faith e a sua morte inexplicável. Isso ainda aumenta o interesse no livro e mas escolhas da filha desde esse momento.

Um excelente livro que nos cativa desde o primeiro momento e que nos deixa ansiosos para ver o final.

LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário