segunda-feira, 18 de julho de 2016

[Opinião] "Quando o Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa" de Judith Kerr (Booksmile)


Sinopse:

Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa é uma das obras mais lidas por jovens de todo o mundo. Considerada um clássico da literatura juvenil, e inspirada na vida da própria autora, fala-nos da Segunda Guerra Mundial numa nova perspetiva e até com algum humor.

Vive-se o ano de 1933. Anna tem apenas nove anos e anda demasiado ocupada com a escola e com os amigos para reparar nos cartazes políticos espalhados pela cidade de Berlim com a suástica nazi e a fotografia de Adolf Hitler, o homem que muito em breve mudaria a face da Europa. Ser judeu, pensa ela, é apenas algo que somos porque os nossos pais e avós são judeus.


Mas um dia o pai dela desaparece inexplicavelmente. E, pouco tempo depois, ela e o irmão, Max, são levados pela mãe com todo o sigilo para fora da Alemanha, deixando para trás a sua casa, os amigos e os amados brinquedos. Reunida na Suíça, a família de Anna embarca numa aventura que vai durar anos.

Ficha Técnica:

ISBN: 9789898800381
Edição ou reimpressão: 11-2015
Editor: Booksmile
Idioma: Português
Dimensões: 132 x 198 x 16 mm
Encardenação: Capa mole
Páginas: 256

Opinião:

"Quando o Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa" é um livro que nos mostra um outro lado da Segunda Guerra Mundial. Este romance leva-nos de novo para um mundo onde o ódio e a irracionalidade dominaram uma nação e como, quando um louco chega a uma posição de poder, podemos perder todo o nosso sentido de orientação.

Anna e a sua família pertencem a um pequeno grupo de judeus que conseguiram sair a tempo da Alemanha e fugir para segurança, quando muitos outros ficaram para trás porque acreditavam que não poderia ser tão mau como acabou por ser. Baseado nas experiências da própria escritora, este livro emociona qualquer um, porque é a guerra vista por uma criança.

Num mundo onde novamente fala de refugiados e de perdas, famílias separadas, este livro vai abrir-nos os olhos acerca da realidade da vida.

Um emocionante relato acerca da vida e de momentos tristes, felizes e comoventes. Um livro que nos vai fazer rir e chorar. Indicado para todos.


LilianaNovais

1 comentário:

  1. Tenho muita curiosidade com este livro desde que saiu.
    Espero que tenha oportunidade de o ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar