domingo, 27 de setembro de 2015

[Opinião] "A Vinha do Anjo" de Sveva Casati Modignani (Porto Editora)



Sinopse:

Longas filas de videiras estendem-se pelas colinas suaves de Borgofranco. Há dois séculos que a família Brugliani é proprietária daquele antigo burgo e das vinhas, tratadas com paciência para delas extrair vinhos preciosos e únicos. Aos 35 anos, Angelica é a herdeira da tradição e do património familiar. Mãe, esposa, empresária de sucesso: tudo parece perfeito na sua vida. Só ela sabe que por detrás daquela fachada se esconde um mundo sombrio, feito de mentiras - as do marido - e de sonhos pueris.

Numa noite, em que conduzia a sua moto e sentindo-se dominada pela amargura e pelas lágrimas, Angelica não se apercebe de que o carro à sua frente está a travar. O choque é violento, mas felizmente sem consequências graves, quer para ela, quer para o condutor do automóvel, Tancredi D'Azaro. Angelica não sabe ainda que aquele homem é um dos chefs mais aclamados em todo o mundo. E ambos ignoram que, depois daquele encontro fugaz, o destino voltará a entrelaçar os seus caminhos, suscitando a tentação de um novo começo. É então tempo de fazer escolhas, tendo em conta o peso do passado e as responsabilidades do presente - porque a vida é feita de sonhos e paixões.


A Vinha do Anjo conta-nos a história envolvente de uma família e de uma tradição milenar, o retrato de uma protagonista fascinante no qual se reveem muitas das mulheres empreendedoras e corajosas que anonimamente constroem as nossas sociedades.

Ficha Técnica:

Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 384
Editor: Porto Editora

ISBN: 978-972-0-04775-5

Opinião:

Felizmente eu tive a oportunidade de ler este livro enquanto pré-lançamento e agradeço à Porto Editora pela oportunidade.

Eu já sou fã da Sveva há algum tempo e isso  foi com prazer que li o livro "A Vinha do Anjo".

As personagens femininas que Sveva cria são bastante independentes e muito fortes. Angelica, é uma mulher sofrida que vamos conhecer ao longo do romance. Aos pouco vemos que ela esconde dores profundas que a tornaram na mulher que é na actualidade.

Um pormenor que me agradou bastante foi a autora ter mostrado todo o historial de cada personagem, isso fez-nos ligar mais intensamente a cada uma delas. Gostei da Angelica mas também senti uma proximidade grande com o Tancredi, que é uma personagem que tem à sua volta uma aura de mistério que nos fascina e nos faz sentir próximos dele.

Quanto a Rafaello, este nos deixa com sentimentos contraditórios, é o que mais muda ao longo do livro.

Mais do que um romance, este livro leva-nos numa viagem pela vida na Itália rural e o mundo vinícola que nos parece ser tão glamoroso.
LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário