quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Novidade Porto Editora

Título: Encantamentos
Autor: Kathryn Harrison
Tradutor: J. Teixeira de Aguilar
Págs.: 352
PVP: 16,60 €

A história da filha de Rasputine
Encantamentos, de Kathryn Harrison, é baseado em factos reais

A 18 de outubro, a Porto Editora publica Encantamentos, da americana Kathryn Harrison, um livro sobre a vida da filha de Rasputine, inspirado em factos reais e agraciado pela crítica.
Recomendado por escritores como Peter Carey e Jennifer Egan, Encantamentos é um romance histórico que conduz o leitor aos tempos tumultuosos da Rússia pré-revolucionária até à queda do czar e da dinastia dos Romanov. De acordo com o New York Times Book Review, Encantamentos é «um livro esplêndido e surpreendente. Kathryn Harrison deu-nos uma personagem perene: a última figura romântica da era dos Romanov, uma rapariga domadora de circo, que em tempos conheceu intimamente um império moribundo».

SINOPSE
No primeiro dia de 1917, ano de todas as mudanças na Rússia, o corpo de Rasputine é resgatado das águas geladas do Neva, em São Petersburgo. Horas mais tarde, as duas filhas do Monge Louco são levadas para o palácio e acolhidas pela família imperial, pois a czarina espera que Masha, a mais velha, consiga salvar o filho Alyosha, o enfermiço herdeiro do trono. Masha não tem o misticismo magnético do pai, mas descobre o dom encantatório das suas histórias. E é com elas que, sempre entre a vida e a morte, os dois adolescentes conhecerão o amor e um país imenso, a Rússia, que Alyosha nunca chegará a governar.
Inspirando-se na vida aventureira da filha de Rasputine, Xerazade russa que viria a ser domadora de leões na América, Kathryn Harrison retrata uma era em que a História se impacienta e o mundo mudaria, com a Revolução Bolchevique e o fim da lendária dinastia dos Romanov.

A AUTORA
Kathryn Harrison nasceu e foi criada pelos avós maternos em Los Angeles, Califórnia, formou-se em Stanford e vive atualmente em Nova Iorque, onde leciona escrita criativa na universidade Hunter College. Escreveu livros de memórias, romances, uma biografia de Santa Teresa de Lisieux e vários ensaios saídos na New Yorker, na Harper’s Magazine e na Vogue, entre outras publicações. Encantamentos, o seu último romance, vendido para quinze países, foi calorosamente recebido pelo público e por escritores como Peter Carey e Jennifer Egan.

Imprensa
Encantamentos, o relato sumptuoso e atmosférico dos últimos dias da dinastia Romanov do ponto de vista da filha de Rasputine, combina uma amplitude caleidoscópica de pormenores históricos com a prosa sensual e envolvente que se tornou a marca de água de Kathryn Harrison.
Jennifer Egan
 
Pergunte-se quem, no mundo inteiro, seria o melhor romancista para imaginar a vida da filha de Rasputine. Kathryn Harrison é a resposta óbvia. Encantamentos é um prodígio de imaginação histórica.
Peter Carey
 
Uma evocação maravilhosa. As histórias que Masha inventa para o czaréviche voam ligeiras na sua voz simples e clara, tornando-se verdadeiros encantamentos.
The Guardian
 
Harrison mostra os factos históricos como se fossem joias nesta obra de intricada empatia e imaginação, um ovo de Fabergé literário.
Booklist
 
Um romance hipnotizante.
O, The Oprah Magazine
 
Um relato escrupulosamente investigado do fim a ferro e fogo da Rússia. Acima de tudo, Encantamentos é acerca dos mistérios irredutíveis da motivação humana.
Elle

Sem comentários:

Enviar um comentário