sábado, 14 de setembro de 2013

[Opinião] “Os Senhores do Universo e o Milagre de Fátima” de Fernando Alagoa (Chiado Editora)

0


Sinopse:

“Imaginem que esse povo, oriundo de uma galáxia distante, empreendeu uma luta renhida com povos igualmente evoluídos aniquilando-os a todos, até se tornarem “Os senhores do Universo”.

Imaginem agora que este povo de guerreiros bem treinados e bem armados, viajantes do espaço e destruidores de mundos, um dia, percebeu que apesar de terem conquistado o universo não construíram nada. Não deixaram uma marca da sua passagem que não fosse a destruição. Eram senhores do universo mas não tinham a quem governar a não ser a si próprios percebendo que afinal eram senhores do nada!”

“…Talvez um dos mais influentes dos últimos dois milénios se chame Jesus Cristo! Outros vieram para nos relembrar esse pacto, alguns chamam-se Lurdes e Fátima. E o que são todos eles senão Seres da Luz, Senhores do Universo?”

Ficha Técnica:

Autor: Fernando Alagoa
Colecção: Viagens Na Ficção
Páginas: 112
Data de publicação: Outubro de 2012
Género: Ficção
ISBN: 978-989-697-778-8

Opinião:

Fernando Alagoa aborda neste romance um tema que é muito conhecido na cultura portuguesa, que é o milagre de Fátima e os três pastorinhos, e os segredos que lhes foram revelados. Desde teorias de alucinações colectivas a mentiras criadas pelo estado novo para alimentar as mentes dos portugueses.

Neste romance o autor cria uma nova teoria, que tenta justificar e apresentar. O livro é bastante claro e repleto de acção e mistério, o que se deve à sua pequena dimensão. O autor podia ter desenvolvido melhor cada parte e aprofundado mais o tema porque tem muito por onde explorar. Muito ficou por dizer e pareceu-me muito acelerado. Gostava de ter visto mais obstáculos para ultrapassar. É tudo muito fácil e muito rápido.

As personagens mostram pouco de si e podiam ter-se revelado mais para que o leitor se identificasse com alguma delas.


No geral é uma história com potencial.
Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário