quarta-feira, 5 de junho de 2013

Livraria Bertrand - Bertrand Chiado é a livraria preferida de Lisboa.

Recentemente, a Livraria Bertrand do Chiado foi reconhecida pelo Guinness Book of Records como a livraria mais antiga do mundo, em funcionamento.

Bertrand do Chiado é a preferida dos leitores, em Lisboa.
A livraria mais antiga do mundo foi escolhida numa votação lançada pela APEL e Câmara Municipal de Lisboa.

Foi hoje anunciado na Feira do Livro de Lisboa o resultado da votação que decorria no âmbito do programa Ler em Todo o Lado e que visava identificar a livraria preferida dos leitores, em Lisboa.

O Programa Ler em Todo o Lado, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa e da Associação Portuguesa de Editores de Livreiros, decorreu durante abril passado e envolveu cerca de 20 livrarias da cidade de Lisboa, que abriram as portas até mais tarde, praticaram descontos, promoveram leituras e encontros entre leitores e escritores. Durante o mês de abril, decorreu, também, a votação online que elegeu em primeiro lugar a Livraria Bertrand do Chiado como a preferida dos leitores. Os resultados foram apresentados há pouco, na Praça Laranja da Feira do Livro de Lisboa.
A Bertrand Livreiros é a maior cadeia livreira do país, presente em 15 distritos e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e visitada anualmente por mais de 10 milhões de clientes. Além de uma oferta comercial muito apelativa, diferencia-se através da qualidade do seu atendimento – que é avaliado regularmente – do investimento na formação inicial e contínua dos seus livreiros e da riqueza e diversidade da sua oferta (com origem em mais de 300 fornecedores nacionais e internacionais).
A Livraria Bertrand agradece a preferência dos leitores da cidade nesta escolha e agradece também a toda a equipa de livreiros que diariamente garante o melhor atendimento aos clientes e leitores portugueses e estrangeiros que ali procuram (e encontram) os seus livros.

Veja aqui a Bertrand do Chiado a ser desenhada, pelo ilustrador André Carrilho.

Sobre a Livraria Bertrand do Chiado: 
Localizada no coração de Lisboa, a Livraria Bertrand do Chiado é um espaço intemporal, carregado de histórias. Reconhecida em 2011, pelo Guinness World Records, como a Livraria Mais Antiga do Mundo (em funcionamento desde 1732), as suas belas salas são o ponto de encontro de leitores de diferentes gostos e idades. Muitos intelectuais e escritores passaram pelas suas portas e conviveram com os seus livros – livros que os inspiraram a escrever e a ler. Durante a sua longa História, foi muitas vezes o ponto privilegiado de discussões literárias e mesmo de tramas políticas. Fundada por Pedro Faure, a primeira Bertrand abriu portas na rua Direita do Loreto. Após o Grande Terramoto de 1755 o seu genro foi obrigado a instalar-se junto da Capela de Nossa Senhora das Necessidades, regressando, dezoito anos depois, à reconstruída baixa pombalina. A Rua Garrett passou então a fazer parte do itinerário cultural da cidade. Por ali passaram e ficaram, em conversa de amigos ou em acesas tertúlias, Alexandre Herculano, Oliveira Martins, Eça de Queirós, Antero de Quental e Ramalho Ortigão. Pela esquina de tão prestigiada livraria passava, na verdade, a História. À Rua Garrett chegou notícia da fuga de D. João VI para o Brasil, ali se cruzaram liberais e conservadores, mais tarde republicanos e democratas, por ali estávamos proibidos de invadir o cantinho de Aquilino Ribeiro, e ainda não há muito era possível encontrar ali Fernando Namora ou José Cardoso Pires. Hoje e sempre a Bertrand do Chiado continua a atrair visitantes que percorrem os seus compridos corredores e as suas frondosas estantes ao encontro dos livros. 

Sobre a Bertrand Livreiros: 
Bertrand é hoje o nome da maior rede de livrarias em Portugal, com 57 livrarias, uma das quais online, disponível em www.bertrand.pt, com uma superfície comercial atual que ultrapassa os 10.000 m2 distribuídos por Portugal Continental e pelas Ilhas. Cada livraria é concebida a pensar no público-alvo a que se destina, tendo em conta a sua localização. Assumindo a vocação de ser um espaço de encontro, todas as lojas têm uma personalidade própria, promovendo diferentes atividades – leituras, sessões de autógrafos, tertúlias, exposições, lançamentos, entre outros – com o objetivo de transformar todas as livrarias em espaços de encontro e de cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário