quarta-feira, 13 de março de 2013

[Opinião] “Cracrá A Galinha Esperta” de Maria dos Anjos da Costa Santos Conceição (Edições Vieira da Silva)

0



Sinopse:
Cracrá a Galinha Esperta, conta a história sobre um pintinho que cresceu sofrendo com o bulling por ser diferente.
Sendo acusados pelos outros pintos que não o aceitavam, até que cresce se torna uma bela galinha apesar de toda rejeição das outras de sua espécie, sendo preciso ser retirada do convívio do galinheiro, no sítio de dona Maria da Penha, uma senhora muito preocupada com o meio ambiente.
Mas isto não impediu Cracrá de ter garra, coragem e a ousadia quando arrisca sua própria vida para defender um pintinho de uma de suas algozes, pois o mesmo estava para ser devorado pelo gato selvagem.
Provando assim que as diferenças podem ser muitas, mas se soubermos usar a tolerância e a paciência, conseguiremos através de nossos atos, que as mesmas sejam superadas para o bem e a união de todos da comunidade.
Desejo uma leitura alegre e divertida para todas as crianças que lerem este livro!

Ficha Técnica:
Coleção: Infanto-juvenil
ISBN: 978-989-736-000-8
Depósito Legal: 348777/12
Opinião:
A ideia de Maria dos Anjos está bastante interessante, este livro divide-se em dois, a primeira parte é o conto e a segunda um caderno de actividades. O que torna a leitura mais dinâmica e instrutiva.
Ela descreve uma quinta e a vida nesta, tentado explicar temas como a sustentabilidade e a reciclagem, assim como a roda dos alimentos. A faixa etária a que este livro será recomendado será a alunos da primária com 8 a 9 anos que já saibam ler e escrever.
A autora tenta adaptar o discurso ao público-alvo, mas é bastante complicado, e no início nota-se essa dificuldade.
A língua utilizada é o português do Brasil o que introduz termos que não são utilizados em Portugal como é o caso de “Sitio” em vez de “Quinta”, entre outros termos e formas de expressão.
As ilustrações são simples e pequenas, relacionadas com a história.

Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário