sábado, 3 de julho de 2021

[Opinião] "A Filha da Madrasta" de Jennifer Donnely ( Saída de Emergência)



Sinopse:

A BELEZA NEM SEMPRE É EXTERIOR

Isabelle deveria estar feliz – afinal, está prestes a ficar com o príncipe. Mas Isabelle não é a bela rapariga que perdeu o sapato de cristal e ganhou o coração do príncipe. Ela é a meia-irmã feia que cortou os dedos para que o sapato da Cinderela lhe servisse. Quando o príncipe descobre o engodo, Isabelle fica devastada pela vergonha. Afinal, ela é apenas uma rapariga comum num mundo que só valoriza a beleza; uma jovem forte num mundo que a quer submissa.

Isabelle tentou mudar, cumprir as expectativas da mãe. Ser como a sua meia-irmã. Doce. Bonita. Um a um, desfez-se de pedaços de si para sobreviver num mundo que não valoriza uma rapariga como ela. E isso tornou-a má, ciumenta e vazia. Até que Isabelle tem a oportunidade de alterar o seu destino e provar que é preciso mais do que um coração partido para vergar uma rapariga.

Ficha Técnica:


Chancela: Chá das Cinco
Data 1ª Edição: 15/11/2019
ISBN: 9789897103513
Nº de Páginas: 320
Dimensões: [160x230]mm
Encadernação: Capa Mole

Opinião:

Este livro já li duas vezes antes de ter a possibilidade de criticar aqui no blog. O que já mostra como eu gostei deste livro. Todos conhecemos a história da Cinderela. E como ela se viu presa na situação de criada na sua própria casa, sem ter acesso às suas coisas e a uma vida minimamente normal. No final ela casa com o seu príncipe, e as meias-irmãs ficam com os pés mutilados, numa tentativa de conseguirem atrair o príncipe. Neste romance vamos ver uma nova versão do que poderia ter acontecido com as irmãs para se tornarem tão más e o que teria acontecido com estas após o casamento de Cinderela. Também como podemos mudar o nosso destino se assim o pretendermos.

Isabelle, Tilly e Cinderela eram grandes amigas em crianças, mas um incidente acabou por as afastar e tornaram-se vítimas da madrasta, a qual as manipulou umas contra as outras. Cada uma das irmãs tinha as suas qualidades e era completamente diferente da outra, apesar disso elas se entendiam bem. Este romance mostra-nos o percurso que as leva até àquela fatídica noite em que as duas irmãs, conhecidas como irmãs más, se auto mutilam em nome de um sonho que não era delas. 

Jennifer Donnely traz-nos uma história interessante e consegue com que o leitor fique agarrado ao livro e à sua narrativa. O leitor consegue sentir uma grande empatia por Isabelle, isso é potenciado pelo facto da história ser narrada do seu ponto de vista, apesar de não ser na primeira pessoa como acontece a muitas histórias do género, em que o autor opta por colocar a protagonista a contar a sua história. As três irmãs estão muito bem respresentadas e trabalhadas. Para além da história da Cinderella temos também uma critica a certos preconceitos existentes contra as mulheres, que existiam na época mas que ainda estão muito presentes na sociedade atual.

Achei este livro muito interessante e tenho a certeza que o vou ler novamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário