domingo, 22 de março de 2020

[Opinião] "A Gaiola de Ouro" de Camila Läckberg (Suma de Letras)


Sinopse:

Uma história dramática sobre fraude, redenção e vingança.

Aparentemente, Faye parece ter tudo. Um marido perfeito, uma filha que muito ama e um apartamento de luxo na melhor zona de Estocolmo. No entanto, algumas memórias sombrias da sua infância em Fjällbacka assombram-na e ela sente-se cada vez mais como se estivesse presa numa gaiola de ouro.

Antes de desistir de tudo pelo marido, Jack, era uma mulher forte e ambiciosa. Quando ele a engana, o mundo de Faye desmorona-se e ela tudo perde, ficando completamente devastada. É então que decide retaliar e levar a cabo uma cruel vingança…

Uma Gaiola de Ouro é um romance destemido sobre uma mulher que foi usada e traída, até tomar conta do próprio destino.


Ficha Técnica:

ISBN: 9789896657420
Edição ou reimpressão: 04-2019
Editor: Suma de Letras
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 228 x 27 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 408
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Policial e Thriller

Opinião:

Faye e o seu marido fazem parte da alta sociedade sueca, sendo ele um empresário e ela uma esposa-troféu. Apesar de todo o sucesso que a empresa teve no seu inicio se dever à acção de Faye, rapidamente ela se tornou uma dona de casa e mãe. Acabando por se tornar obcecada com a sua aparência física e com as aparências. E tal como acontece em muitos casos, o seu marido tem um caso com uma mulher mais nova. O que leva ao final do seu casamento e à destruição do seu casamento "perfeito".

É neste momento em que Faye decide que vai se vingar do ex-marido. O que já era previsível pelas primeiras páginas do livro. Isto é uma fórmula já muito utilizada na literatura e no cinema. Numa altura em que as mulheres se tentam afirmar como independentes e bem sucedidas, este livro deixou-me com uma sensação conflituosa. Gostei da forma de escrever da autora e como ela consegue dar-nos a volta em certos momentos, mas o simples facto de Faye encontrar a sua felicidade na vingança não é algo que me fascine nem que seria algo que uma pessoa deveria aspirar, porque só mostra que a personagem não consegue avançar e continuar com a sua vida sem sentir a necessidade de destruir outra pessoa.

Temos que ter a noção que estamos perante literatura e a autora conseguiu que ficasse vidrada na leitura durante umas horas de seguida de modo a conseguir ver o que iria acontecer. No fundo torna-se uma leitura interessante e viciante.

Sem comentários:

Enviar um comentário