segunda-feira, 8 de abril de 2019

[Opinião] "Uma história Negra" de Antonella Lattanzi (Suma de Letras)


Sinopse:

Roma, um agosto quente. A seguir à festa de aniversário da sua filha mais nova, Vito Semeraro desaparece sem deixar rasto.

Carla e Vito casaram-se muito novos. Foram o grande amor um do outro. Amavam-se muito, mas o amor de Vito era obsessivo e violento. Um sorriso no rosto de Carla ou um vestido curto eram o suficiente para fazê-lo perder a cabeça e levantar-lhe a mão.

Assim que os filhos mais velhos, Nicola e Rosa, saem de casa, Carla consegue divorciar-se e muda-se com Mara, a filha mais nova, para um bairro nos subúrbios. No entanto, Vito continua a atromentá-la, a persegui-la e a ameaçá-la. No terceiro aniversário de Mara, cedendo à insistência da filha, Carla convida Vito para o jantar. Depois de muito tempo a família está reunida e a noite corre surpreendentemente bem. Na sequência, Vito desaparece...

Ficha Técnica:

ISBN: 9789896655495
Edição ou reimpressão: 09-201
8Editor: Suma de Letras
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 228 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 296
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Policial e Thriller

Opinião:


O mundo anda cada vez mais atento a situações de violência doméstica, apesar de ainda haver muito para ser feito para proteger as vítimas de um crime que ocorre no interior do nosso lar, o qual deveria ser o nosso porto seguro. Ainda há o estigma de que "entre marido e mulher não se mete a colher", ideia que já está ultrapassada e que permite que crimes destes passem impunes e que as mulheres sofram em silêncio e com vergonha. Cada vez mais ouvimos nas notícias histórias de mulheres que são assassinadas pelos companheiros, porque nunca se sentiram apoiadas para saírem daquele ambiente, porque nunca conheceram melhor, porque tinham baixa auto-estima, por imensos motivos que não justificam os crimes de que foram alvos. Eu faço-me uma pergunta: O que se passa na mente desses homens que não conseguem ouvir um não? Ou mesmo sentir empatia? Colocar-se nos pésde outro?


Este livro aborda uma dessas histórias, como uma mulher por amor vai ficando e aguentando, para não parecer fraca a início, ou os vizinhos falarem, depois fica pelos filhos, porque eles merecem estar perto do pai, sem nunca pensar nela própria e nas suas necessidades. Carla é uma mulher que vive um inferno e é das poucas que consegue fugir, mas a sua vida vai mudar com o desaparecimento do ex-marido.

O que mais gostei deste livro foi facto do autor contar a história a dois tempos, o que está a acontecer a par do passado, como um contexto para cada evento e cada situação. O seu final é surpreendente, acabamos por ficar espantados, apesar de ser algo que estávamos à espera.

Um excelente livro que nos vai fazer pensar.

LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário