quarta-feira, 10 de abril de 2019

[Opinião] "As Flores Perdidas de Alice Hart" de Holly Ringland (Porto Editora)



Sinopse:

Um romance sobre as histórias que deixamos por contar e sobre as que contamos a nós próprios para sobrevivermos.

Alice tem nove anos e vive num local isolado, idílico, entre o mar e os canaviais, onde as flores encantadas da mãe e as suas mensagens secretas a protegem dos monstros que vivem dentro do pai.

Quando uma enorme tragédia muda a sua vida irrevogavelmente, Alice vai viver com a avó numa quinta de cultivo de flores que é também um refúgio para mulheres sozinhas ou destroçadas pela vida. Ali, Alice passa a usar a linguagem das flores para dizer o que é demasiado difícil transmitir por palavras.


À medida que o tempo passa, os terríveis segredos da família, uma traição avassaladora e um homem que afinal não é quem parecia ser, fazem Alice perceber que algumas histórias são demasiado complexas para serem contadas através das flores. E para conquistar a liberdade que tanto deseja, Alice terá de encontrar coragem para ser a verdadeira e única dona da história mais poderosa de todas: a sua.

Ficha Técnica:

ISBN: 978-972-0-03062-7
Edição ou reimpressão: 09-2018
Editor: Porto Editora, S.A.
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 27 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 400
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance

Opinião:


"As Flores Perdidas de Alice Hart" é um livro emocionalmente difícil. Mostra-nos uma história muito complicada, mas realista e verdadeira já que, por este mundo fora, há muitas mulheres e crianças a passarem pelo que Alice Hart passou. Vítima em conjunto com a sua mãe dos acessos violentos do pai, é impedida por este de viver no mundo real. Vive como uma reclusa, sem um amigo e afastada de tudo e de todos. Alice acaba por centrar toda a sua infância em torno das flores que a sua mãe tanto gosta de tratar. Mas a vida tem reviravoltas que nunca esperamos e Alice vê o seu mundo a mudar drasticamente um dia.

Este livro torna-se muito relevante na época atual, em que falamos de violência doméstica, das suas vítimas mortais e de guardas partilhadas e coisas assim. Este livro mostra-nos como nem sempre é fácil percebermos o sofrimento que estas situações impingem às crianças e como a vida de uma pessoa que está dentro dessas situações é complicada. O medo domina e não se consegue sair. As marcas do que assistem seguem as crianças para o resto da sua vida e, neste livro, isso é bem patente. Quem nunca foi vitima deveria ler este livro para ter um vislumbre do que é estar dentro dessas situações e perceber porque estas crianças merecem ser protegidas.

Este livro é muito intenso e não vai deixar as pessoas indiferentes porque se aproxima muito da realidade.
LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário