sexta-feira, 5 de setembro de 2014

[Opinião] "Três Segundos" de Roslund & Hellström



Sinopse:

Piet Hoffman vive duas vidas. 
Uma com uma mulher que ama e dois filhos - uma família de que não tenciona abdicar, custe o que custar - e uma outra, secreta, onde coloca em perigo tudo o que tem a cada dia que passa. 
Piet Hoffmann é o melhor informador da polícia sueca, mas só um homem sabe da sua existência. Após um caso de droga que corre mal, o antigo criminoso tem de enfrentar a missão mais difícil da vida - infiltrar-se na mais terrível prisão de alta segurança da Suécia.
O detective-inspector Ewert Grens está encarregue da investigação do assassínio relacionado com a droga. Inconsciente da verdadeira identidade de Hoffmann, Grens acredita que está na pista de um perigoso psicopata, mas não consegue deixar de sentir que lhe sonegaram ou manipularam uma informação vital relacionada com o caso.
Hoffmann possui gravações que implicam alguns dos mais proeminentes políticos da Suécia numa conspiração altamente corrupta, mas estes encontraram em Ewert Grens a arma perfeita para o eliminar.

Ficha Técnica:

Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 544
Editor: Planeta Booket
ISBN: 9789896575083
Coleção: Booket

Opinião:

"Três Segundos" é um romance muito interessante e repleto de acção e de momentos intensos. Como é habitual nos romances nórdicos, os autores mostram de uma forma muito directa os eventos e as situações em que colocam as personagens. Editado agora em livro de bolso torna-se mais acessível e mais portátil, ideal para quem passa muito tempo nos transportes e que não gosta de andar pesada.

Neste romance, o protagonista é um homem que não é o típico herói que esperamos, ele não é o homem bom que vai salvar o dia, mas sim o anti-herói que vai fazer o que tem de ser feito para salvar o dia e a sua família. Ao longo do romance vamos vendo que Piet Hoffman tudo faz para proteger os seus, mas que por vezes as suas duas vidas ficam demasiado próximas e que coloca inavertidamente aqueles que ama em risco. A sua situação começa a complicar-se quando as suas investigações começam a interferir com um caso de homicídio. Aos poucos parece que ele se vai prejudicar e que as coisas não vão acabar bem para este.

Por outro lado, temos Ewert Grens que, inavertidamente, acaba por estar a prejudicar Piet, tentando o encontrar e descobrir qual é o papel dele nesta trama toda. Este investigador não se deixa intimidar e também acaba por se deixar influenciar pelas pessoas que querem destruir Piet e o seu conhecimento e as suas provas.

Quando lemos este romance não conseguimos distinguir que foi escrito a duas mãos, estando bastante consistente e completo. Ficamps imediatamente viciados no livro e queremos conhecer o que vai acontecer de seguida ecomo ele vai conseguir sair das situações complicadas em que se envolve.

Um excelente livro que vai viciar e agradar a todos os amantes deste estilo literário.

Sem comentários:

Enviar um comentário