quinta-feira, 7 de novembro de 2013

[Opinião] “Amores Contados” de Vários (Alfarroba)


Sinopse:

Em 2013 a Alfarroba lançou o concurso Amores Contados. Cerca de 250 histórias depois, foram seleccionados os cinco contos que hoje reunimos nestas folhas.

Neles encontramos histórias de amor em fotografias, em viagens, num café, até na matemática ou numa carta. São as histórias que nos fazem lembrar, sonhar, suspirar ou sorrir. Histórias de sentir; são amores que devem ser contados.

Ficha Técnica:

1ª Edição: Setembro 2013
Editor: Alfarroba
Colecção: Conto
ISBN: 978-989-8455-69-7
Formato: 21 x 14 cm
Páginas: 84

Opinião:

Este livro resultou de um concurso da editora “Alfarroba”. De todas as participações apenas cinco autores foram seleccionados.

Os contos são bastante díspares e independentes cada um mostrando o estilo próprio do seu autor.

Dos cinco contos o que mais apreciei foi o da Rosa Bicho Gonçalves. Este conto é rápido intenso, como uma carta a um amor, uma memória que nos assola momentaneamente e nos deixa a pensar. Este é o mais curto de todos e que me deixou com vontade de ler mais.

O Autor Jorge Campião tem uma forma de escrever madura e intensa. As descrições são subtis e a acção tem um segmento lógico. O meu segundo conto preferido.

O conto da Ana Ferreira é muito o estilo dela, erótico, desiludido. Conta-nos um amor impossível, a forma como está divido tira um pouco a acção ao conto e os tópicos iniciais parecem mais uma justificação ao título, sem eles a história ficaria, sem dúvida, melhor.

O conto da Cristina Milho, também uma história um conteúdo triste, achei interessante mas nada inovador.



O Conto de Francisco Vilaça Lopes não me encantou, pareceu-me muito confuso e não faz muito sentido nesta antologia.

1 comentário:

  1. Olá,

    Embora já tenha lido imensos livros de contos, não é a minha praia :)

    Bjs

    ResponderEliminar