sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

[Opinião] "Quarenta dias sem Sombra" de Olivier Truc (Planeta)

Sinopse:

Kautokeino, Lapónia Central, 10 de Janeiro. Noite polar, frio glacial. Amanhã o Sol, desaparecido há quarenta dias, vai renascer. Amanhã, entre as 11h14m e 11h41m, Klemet voltará a ser um homem, com uma sombra. Amanhã, o Centro Cultural vai expor um tambor de xamã oferecido por um companheiro de Paul-Émile Victor.
Mas o tambor é roubado durante a noite. As suspeitas irão desde os fundamentalistas protestantes aos independentistas samis. A morte de um criador de renas não contribui para melhorar a situação. A Lapónia, na aparência tão tranquila, vai revelar-se uma terra de conflitos, de cóleras e de mistérios. Klemet, o lapão, e Nina, a jovem colega de equipa, agentes de polícia das renas, lançam-se numa investigação frustrante. Mas, em Kautokeino, ninguém gosta de quem faz ondas. Ordenam-lhes que voltem às patrulhas de motoneve pela tundra e à pacificação das eternas querelas entre criadores de renas.
Os mistérios do 72.º tambor vão alcançá-los. Porque confiou, em 1939, um dos guias samis à expedição francesa aquele tambor? De que mensagem era portador? Que contam os joïks tradicionais que o velho tio de Klemet canta? Que vem fazer à aldeia aquele francês que gosta demasiado de raparigas muito novas e que parece conhecer tão bem a geologia da região? A quem se dirigem as orações da piedosa Berit? Que esconde a beleza selvagem de Aslak, que vive à margem do mundo moderno com a sua mulher meio louco?


Numa paisagem incrível, personagens cativantes e fortes levam-nos aos limites da hiper-modernidade e da tradição de um povo que luta pela sua sobrevivência cultural. Um policial magnífico e intenso, escrito por um autor de estilo directo e vigoroso que conhece bem a região de que fala.

Ficha Técnica:

ISBN: 9789897770180
Edição ou reimpressão: 09-2018
Editor: Editorial Planeta
Idioma: Português
Dimensões: 154 x 235 x 26 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 440
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Policial e Thriller

Opinião:

Apenas posso definir este livro com uma palavra apenas: assombroso. Foi um livro que me tirou da minha zona de conforto. Fez-me pensar num estilo de vida completamente diferente do meu. Em Portugal, temos os dias que se sucedem às noites, é algo que temos como garantido. Mas, nunca imaginamos como seria estar quarenta dias sem ver a luz do sol. Que efeito teria? Que receios e superstições teríamos? Que rituais faríamos quando este finalmente regressasse? Será que duvidaríamos do seu regresso?

Este Thriller é viciante repleto de ação e de momentos surpreendentes. É uma leitura viciante que nos vai agarrar desde o primeiro momento, quer pelo exotismo da ação e dos acontecimentos, quer pelos eventos que se atropelam a velocidades estonteantes. Adoro um bom livro de mistério, e este sem dúvida está entre os que mais gostei, pois não nos revela todos os seus segredos de uma só vez, o que nos deixa agarrados a todas as páginas sem nos deixar largar nenhuma até acabar. Foi um daqueles livros que me deixou acordada até altas horas da noite para conseguir acabar.

As personagens que Oliver Truc criou são entusiasmantes, repletas de nuances e muito realistas, facilmente conseguimos encontrar alguma pessoa que conhecemos que nos faça lembrar uma delas, o que nos faz sentir ligados ao livro de uma forma bastante intensa. Pessoalmente adorei a Nina, é uma mulher muito forte, a qual vive num mundo de homens, o que não é de todo fácil nem é bem aceite, mesmo nos tempos que correm.

Penso que seja uma excelente prenda para este natal.



LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário