quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

[Opinião] "A Conquista do Brasil 1500-1600" de Thales Guaracy (Planeta)


Sinopse:

A verdadeira e violenta história da colonização portuguesa, que não é contada nos livros escolares! A partir de documentos originais, esta obra fundamental revê a História do Descobrimento do Brasil e os seus principais personagens. Uma obra fundamental de leitura imprescindível capaz de mudar a maneira como encaramos o nascimento do maior país de língua portuguesa.

Ficha Técnica:

ISBN: 9789896578091
Edição ou reimpressão: 10-2016
Editor: Editorial Planeta
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 233 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 208
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História do Brasil


Opinião:

Pouco se sabe acerca de como foram os primeiros anos da conquista do Brasil. Mas, aprendemos na escola que teria sido tudo muito cor de rosa e fácil. A  realidade não podia estar mais longe do que pensamos, neste livro Thales Guaracy apresenta o resultado de pesquisas que fez em várias fontes que revelam que as coisas podem não ter sido tão fáceis como se pensava inicialmente.

O que me atraiu mais neste livro foi a fluidez com o que o autor nos relata os eventos que se passaram há cerca de 500 anos e nos levam a crer que as coisas nem sempre são fáceis e que a história só é escrita pelos vencedores. Acabando por muita coisa ficar oculta e escondida até alguém procurar e a verdade vir ao de cima.

Canibalismo, violência são temas centrais deste livro, que nos mostram um Brasil mais violento e negro do que os índios pacíficos e dóceis que fomos levados a crer.

Um livro para os amantes de história e para os que querem conhecer melhor os descobrimentos, em particular a conquista do Brasil.

LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário