sábado, 4 de março de 2017

[Opinião] "O Terceiro Desejo" de Andrzej Sapkowski (Saída de Emerência)



Sinopse:

(...) uma perspetiva refrescante no género da fantasia." - Foundation

O seu nome é Geralt de Rivia. Dizem que é um bruxo e um assassino sem misericórdia que vagueia pelo mundo à caça de monstros e predadores. Mas na verdade vive de acordo com o seu próprio código de conduta. A sua espada serve, em troca de uma recompensa, poderosos reis amaldiçoados, mas também os mais desfavorecidos.
Ao longo das suas viagens, Geralt encontra todo o tipo de criaturas – algumas saídas da mitologia eslava e dos contos populares dos irmãos Grimm – como vampiros e lobisomens, elfos, quimeras e estriges, trolls e génios que o tentam, satisfazendo todos os seus desejos.

Mas este é apenas o início das suas aventuras como viajante e feiticeiro que irá desafiar o destino num mundo em que criaturas de todas as raças coabitam numa paz precária prestes a despedaçar-se…

Ficha Técnica:

Coleção: BANG
Saga/Série: Saga The Witcher  Nº: 1
Data 1ª Edição: 07/10/2016
ISBN: 9789897730009
Nº de Páginas: 304
Dimensões: [160x230]mm

Encadernação: Capa Mole

Opinião:

Eu não conhecia este autor (cujo nome não consigo pronunciar), até ver o anúncio do lançamento do livro no site da Saída de Emergência. Fiquei imediatamente curiosa e interessada em  ler.

Neste romance vamos conhecer uma personagem muito peculiar e muito interessante. O seu lado misterioso foi o que me atraiu inicialmente, compreender quem este era, as suas motivações e como ele se tornou em bruxo. O livro tem como personagem central Geralt e acaba por ser uma compilação de contos que nos falam da vida deste personagem, com uma linha de pensamento que nos dá uma sensação de continuidade, se bem que eu gostaria de ter visto alguns pormenores mais explorados pelo autor.

Geralt ganha a vida a ser pago para afastar os monstros que ameaçam os seres humanos, se bem que estes últimos nem sempre são os santos.  Há referências interessantes que nos levam a fazer uma ponte com certos aspetos da vida real e de certos grupos sociais. Como acontece quando aparecem os elfos.

Enquanto lia este livro senti-me muitas vezes dentro dos contos dos irmãos Grimm, já que há referências a donzelas com poderes especiais, uma menina que vive com anões, entre outras histórias que nos fazem relembrar de personagens dos contos infantis que nos contaram ou lemos quando éramos crianças.

Somando tudo, este livro acabou por se tornar uma leitura agradável que recomendo vivamente e que me deixou com curiosidade pelo resto da coleção.
LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário