sábado, 20 de junho de 2015

[Opinião] "Cress" de Marissa Meyer (Planeta)





Sinopse:

Terceiro livro da série Crónicas Lunares, best-seller do New York Times. Em Cinder, o primeiro livro, recontava-se a história da Cinderela. No segundo, Scarlet, ficámos a conhecer a história futurista do clássico Capuchinho Vermelho. Este terceiro livro é baseado na história de Rapunzel.

Em Cress temos três histórias paralelas: a continuação das aventuras de Cinder e Scarlet que se cruzam com Cress, uma jovem presa num satélite desde a infância.
Cinder e o capitão Thorne estão escondidos com Scarlet e Wolf. Juntos, conspiram para derrubar a rainha Levana e impedir o seu exército de invadir a Terra.
A sua melhor esperança é Cress, uma jovem presa num satélite desde a infância e que apenas tem os netscreens como companhia. Todo este tempo passado a olhar para os ecrãs fez dela uma excelente hacker. Mas infelizmente, é obrigada a trabalhar para a rainha Levana, e recebeu ordens para localizar Cinder e o seu bonito cúmplice.
Quando o ousado resgate de Cress corre mal, o grupo desmembra–se. Cress obtém por fim a liberdade, mas com um preço mais elevado do que jamais pensou. Entretanto, a rainha Levana não vai deixar nada impedir o seu casamento com o imperador Kai.

Cress, Scarlet, e Cinder podem não ter sido designadas para salvar o mundo, mas são a única esperança do mundo.

Ficha Técnica:

Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 504
Editor: Editorial Planeta

ISBN: 9789896575915

Opinião:

Depois de Cinderela e do Capuchinho Vermelho, chega a vez de Rapunzel ser revisitada pela autora. Esta personagem chama-se Cress e a sua torre é um satélite em órbita da Terra. E cabe a Cinder e os seus amigos salvarem a bela donzela de cabelos longos.

É neste volume que vamos saber o destino que aguarda os bebés que nascem "conchas" em Luna e Cress vai explicar-nos tudo. Também, neste romance, vamos conhecer o verdadeiro motivo para a nave onde nossos personagens se encontram não ter sido ainda detectada pelas autoridades.

Cress é uma menina que nada sabe da vida, em paralelo com a jovem presa na torre, esta é romântica e  inocente, acreditando sempre no melhor das pessoas. É idealista, tendo uma paixão platónica pelo capitão Thorne.

Neste romance enveredamos mais pela política e pela acção, com mais personagens acabamos por ler ansiosamente todas as partes e compreender melhor os lunares. Aos poucos vemos que a realidade é completamente diferente do que imaginávamos inicialmente.

Cinder começa a elaborar um plano para derrotar a Rainha Levana e parece que tudo vai correr mal, afinal o que pode meia dúzia de pessoas fazer contra um reino e pior contra os soldados de Levana? Mas a primeira guarda segredos que ninguém esperava e parece ser mais do que aparentava. Quanto mais usar o poder mais forte este se torna, qual será o seu limite?

Com o final a aproximar-se as personagens tornam-se mais arrojadas e este terceiro volume reserva surpresas para os leitores. E as expectativas para o quarto e derradeiro volume são elevadas e vai custar despedirmo-nos das personagens no próximo livro.
LilianaNovais

1 comentário:

  1. This series is a great take on the Cinderella fairy tale. Much more exciting. The characters become so real! I can't wait till the next book!

    Marlene
    Visit my site for Alaska Brown Bear Hunts coastal

    ResponderEliminar