terça-feira, 21 de abril de 2015

[Opinião] "O Ano mais estúpido do meu irmão novo - volume 2" de Miguel Morais (Porto Editora)



Sinopse:

Olá, eu sou o Miguel, e este é o diário do palerma do meu irmão mais novo! Nele vais poder ler os seus enormes disparates, em casa e na escola, esgotando a paciência à família e à professora. Tirando a adoração que tem pelo futebol, seja na PlayStation ou com caneladas a sério, tudo lhe faz confusão e o empurra para um conjunto de trapalhadas, não havendo limites para tamanha estupidez. Até mesmo a Francisca, a miúda por quem ele se apaixonou, quer distância da sua cabeça oca! Mas nem isso ele consegue perceber…


Olá, eu sou o Gonzo! Posso não ter a inteligência do meu irmão mais velho, mas isso não me impede de curtir a vida. Neste livro, vê como me deliciei com os bolos da pastelaria da minha tia Rosa e como reagiu o Tremeliques à chegada de um novo animal de estimação. Acompanha-me no final do ano escolar (será que passei?), nas festas dos santos populares e nas férias de verão, divididas entre as praias do Algarve e a pasmaceira de Trás-os-Montes. Descobre também que instrumento musical aprendi a tocar e como a música se tornou importante nos meus planos para conquistar a Francisca. Sim, porque todas as miúdas giras gostam de uma boa serenata!

Ficha Técnica:

Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 160
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-72779-4

Coleção: O Ano Mais Estúpido do Meu Irmão Mais Novo

Opinião:

Depois de ler o primeiro volume desta colecção, cuja critica já foi publicada aqui no blog anteriormente. Fui contactada pelo autor o Miguel Morais, o qual me cedeu gentilmente o resto dos livros para critica. Fiquei surpreendida com o livro anterior, pelo seu humor e isto fez com que já partisse com expectativas  elevadas para a leitura seguinte. Isto pode ser bastante prejudicial porque criamos com antecedência uma ideia pré-concebida de como as coisas podem estar.

Pois bem, eu já imaginava que o Gonzo iria continuar a fazer das suas, e as minhas suspeitas revelaram-se verdadeiras. Os quatro meses que se seguiram, Maio a Agosto, estão repletos de ideias e de acontecimentos mirabolantes que nos vão fazer pensar em como é possível tal acontecer. Continuamos a soltar algumas valentes gargalhadas ao longo do desenrolar da acção.

O aspecto que, na minha opinião, é uma vantagem para estes livros é o facto de cada entrada diária ser muito curta e portanto é bastante concisa e directa, facilitando a leitura e também o seguimento da história.

Miguel Morais continua a demonstrar o seu talento a escrever livros infanto-juvenis e este livro é uma excelente continuação. Mantendo-nos curiosos acerca do que irá acontecer nos últimos quatro meses do ano. Será que Gonzo vai conseguir o amor da sua vida? E se conseguir será que é tudo como ele imagina?

LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário