quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

[Opinião] "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry (Porto Editora)

1


Sinopse:

Uma história intemporal destinada a todas as crianças: as que ainda o são, as que já o foram um dia e as que nunca deixarão de o ser.
Uma edição que, pela primeira vez em Portugal, fixa texto e ilustrações de acordo com a edição original de 1943.

A coleção Educação Literária reúne obras de referência da literatura portuguesa e universal indicadas pelas Metas Curriculares de Português e pelo Plano Nacional de Leitura.

Ficha Técnica:

Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 112
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-72669-8
Coleção: EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Opinião:

"O Principezinho" é um daqueles livros que a grande maioria da população já leu e que faz parte do imaginário de todas as crianças. Honestamente, sempre tive vontade de o ler e só agora é que consegui fazê-lo. Mais uma das minhas falhas enquanto leitora, eu sei.

Com o surgimento do Plano Nacional de Leitura e dos programas curriculares com mais livros e tentativas de criação de hábitos de leitura, "O Principezinho" passou a figurar como leitura recomendada para o 6º ano de escolaridade.

A Porto Editora lançou uma nova edição desta grande obra da literatura. Neste livro contamos com um prefácio escrito pelo autor português Valter Hugo Mãe.

Escrever livros infantis é uma missão complexa e que realmente coloca o escritor numa posição complicada para atrair o leitor e captar o interesse do mesmo e acima de tudo a sua imaginação. Antoine de Saint-Exupéry conseguiu isso mesmo e o seu livro tornou-se uma referência literária.

"O Principezinho" é um livro muito interessante e repleto de humor e nos mostra o mundo segundo os olhar de uma criança e a sua percepção do que o rodeia.

A criança que vemos no livro procura compreender o mundo da "Gente Crescida" e acaba por nos mostrar coisas ridículas que fazemos, e as respostas que por vezes damos às crianças que não são satisfatórias.

As ilustrações são lindíssimas e o livro lê-se facilmente. Este é um livro que faria as delícias dos leitores de todas as idades.
Reacções:

1 comentário: