sábado, 3 de maio de 2014

[Opinião] “O Fantasma da Ópera” de Gaston Leroux (Publicações Europa-América)

1


Sinopse:

A paixão…

O drama…

A vingança…

Com a arte da intriga magistralmente controlada e a inspiração diabólica que fizeram o sucesso de Gaston Leroux, O Fantasma da Ópera transporta-nos para uma extraordinária aventura pelos bastidores, camarins, palco e subterrâneos da Ópera de Paris. Um romance que envolve por completo o leitor.

«O Fantasma da Ópera existiu. Fiquei impressionado, assim que comecei a consultar os arquivos da Academia Nacional de Música, pela coincidência surpreendente dos fenómenos atribuídos ao fantasma, e do misterioso, do mais fantástico dos dramas, e ia em breve ser levado à ideia de que se poderia talvez racionalmente explicar um pelo outro.»

Gaston Leroux (1868-1927) foi um romancista francês muito popular. A ele se deve a famosa obra O Fantasma da Ópera (1910), tantas vezes adaptado ao teatro, cinema e televisão. Mas o seu personagem mais famoso é Joseph Joséphin, também conhecido como Rouletabille, o detectiva amador que soluciona os casos mais complexos através da razão pura.

Ficha Técnica:

Título: Le Fantome de L’ Opera
Tradução: Ana Rabaça
Colecção: Livros de Bolso – Série Grandes Obras
Pp.: 268
Formato: 11,5 cm x 17,6 cm
ISBN: 972-1-05497-6
Data de edição (2.ª): Dezembro de 2004

Opinião:

“O Fantasma da Ópera” é considerado um dos clássicos da literatura, este romance está repleta de acção e de momentos intensos. É mais famoso pelo musical de Andrew Lloyd Webber e do filme musical que saiu recentemente. O romance é bastante diferente destes.

O fantasma de Gaston Leroux é mais negro e mais cruel do que o de Webber, mais terrível, a acção tem pontos-chave como no musical mas tem muitas diferença, por exemplo, Raúl tem um irmão mais velho. O verdadeiro herdeiro e que era contra a relação dele com Christine Daaé. Este irmão tem um papel a desempenhar na trama. As situações desenrolam-se de uma forma rápida e vertiginosa e que nos vão deixar viciados no romance.

Leroux criou um romance que contém todos os elementos que são essenciais para um romance de sucesso, um triângulo amoroso, crime, mistério e terror. Ele mostra aos leitores todo o seu talento e é bem compreensível que este livro tenha sobrevivido ao teste do tempo.

Reacções:

1 comentário:

  1. Sou apaixonada por essa história! Pude ler durante a faculdade de Letras e, até hoje, utilizo-a com meus alunos!
    Beijos,
    Nica
    http://www.draftsdanica.com.br/

    ResponderEliminar