quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

[Opinião] “Tigana - A Lâmina da Alma - Livro 1”de Guy Gavriel Kay (Saída de Emergência)

4


Sinopse:

Com uma prosa sublime e personagens reais e convincentes, Tigana é admirável.

-The Montreal Gazette

T igana é uma obra rara e encantadora onde mito e magia se tornam reais e entram nas nossas vidas. Esta é a história de uma nação oprimida que luta para ser livre depois de cair nas mãos de conquistadores implacáveis. É a história de um povo tão amaldiçoado pelas negras feitiçarias do rei Brandin que o próprio nome da sua bela terra não pode ser lembrado ou pronunciado.

Mas anos após a devastação da sua capital, um pequeno grupo de sobreviventes, liderado pelo príncipe Alessan, inicia uma cruzada perigosa para destronar os reis despóticos que governam a Península da Palma, numa tentativa recuperar um nome banido: Tigana.

Num mundo ricamente detalhado, onde impera a violência das paixões, este épico sublime sobre um povo determinado em alcançar os seus sonhos mudou para sempre as fronteiras da fantasia.

Ficha Técnica:

Chancela: Saída de Emergência
Coleção: BANG
Data 1ª Edição: 15/11/2013
ISBN: 9789896376055
Nº de Páginas: 352
Dimensões: [160x230]mm
Encadernação: Capa Mole

Opinião:

Eu não conhecia o autor Guy Gavriel Kay até ver pela primeira vez o livro no site da Saída de Emergência e inicialmente tinha um pouco de receio de ler, parecia-me uma história muito complexa e temia que fosse demasiado confusa. Mas foi depois da sugestão de um conhecido meu do facebook, cuja opinião respeito bastante, o Fiacha, para os amigos, que me rendi à tentação de o ler e fiquei agradavelmente surpreendida.

O autor consegue agarrar o leitor logo no início do livro quando não revela logo todos os eventos passados e as suas consequências. Acompanhamos a evolução da actualidade e assim que é indispensável um esclarecimento Guy nos dá de uma forma subtil e fluida como continuação da narrativa e com naturalidade. Todas as personagens são um mistério para nós, e temos de o desvendar com o avançar das páginas. Torna-se uma necessidade continuar a ler.

Deliciamo-nos com as descrições que o autor faz dos locais, das personagens e dos eventos. É um livro bastante equilibrado com uma boa mistura de sensualidade, magia e mistério, por vezes o autor também consegue ser cruel com as suas personagens e isso é bem patente em momentos chave da narrativa.


O final em aberto das personagens deixa-nos com vontade de ler o segundo volume cujo lançamento está previsto para o próximo mês.
Reacções:

4 comentários:

  1. Olá,

    Sempre leste o Tigana, fico contente que tenhas gostado e desta forma ajudar a divulgar este excelente escritor e tenho quase a certeza que prepara-te para um livro II muito mais acelerado, repleto de acontecimentos.

    Este escritor é muito bom e então Os Leões de Al Rassan, do melhor mesmo ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Sempre leste o Tigana, fico contente que tenhas gostado e desta forma ajudar a divulgar este excelente escritor e tenho quase a certeza que prepara-te para um livro II muito mais acelerado, repleto de acontecimentos.

    Este escritor é muito bom e então Os Leões de Al Rassan, do melhor mesmo ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei mesmo estou a ver que o segundo está melhor.

      Eliminar
    2. Não o li mas é a dedução lógica, agora que conhecemos bem o universo e as personagens do enredo, os grandes acontecimentos vem a caminho ;)

      Mas é apenas um palpite :D

      Bjs

      Eliminar