terça-feira, 24 de setembro de 2013

Novidade Vogais

Imagem intercalada 2

Um livro de divulgação científica, rigoroso e sem preconceitos. Cancro: Conhecer, Confortar, Vencer de Salvador Macip, médico oncologista e um dos investigadores e divulgadores científicos espanhóis mais reconhecidos, responde e dezenas de questões e dúvidas sobre o cancro, explicando, de forma acessível e compreensível, todos os segredos desta doença.
Neste livro (14,99€), o leitor encontrará informação fundamental e útil, desde as origens do cancro até aos métodos de prevenção mais eficazes, passando pelos tratamentos de ponta e os desenvolvimentos científicos que resultarão brevemente em novas terapias, mais eficazes do que as atuais. Imprescindível para quem pretende compreender o cancro e conhecer os caminhos mais eficazes para a cura.Um livro que esclarece tudo sobre a doença tabu dos nossos dias.
«As tendências à desordem existem até na natureza. E manifestam-se constantemente no que chamamos cancro, que não é mais do que uma desordem caótica e desproporcionada das células. Por isso estão a tentar encontrar-se os meios para o curar. Mas este cancro, bem tratado e encontrando o seu segredo, pode fazer surgir uma vida nova. Pode até levar-nos à imortalidade. Sempre com a condição de permitir as tendências anárquicas; mas encerrando-as numa prisão ou controlando-as com a inteligência…»
— Salvador Dalí, 17 de junho de 1972

Imagem intercalada 4
Salvador Macip é catalão e doutorou-se em Genética Molecular, prosseguindo os seus trabalhos de investigação em Nova Iorque, no hospital Mount Sinai, no qual estudou as bases moleculares do cancro. Desde 2008 dirige o grupo de mecanismos de morte celular da Universidade de Leicester, no Reino Unido. O seu trabalho científico incide particularmente sobre o cancro e o envelhecimento celular.
Para além de Cancro: Conhecer, Confortar, Vencer, publicou outros dois livros de divulgação científica, Inmortales y Perfectos e Las Grandes Epidemias Modernas. É responsável pela secção de ciência do programa Via Lliure, da rádio catalã RAC1, escrevendo mensalmente sobre cancro e oncologia em jornais e revistas. Saiba mais sobre o autor em: www.macip.org.
«O cancro dá medo. Não é de estranhar: durante muito tempo foi uma doença invencível que acabava sempre com a morte de quem a sofria. Apesar dos avanços impressionantes dos últimos cinquenta anos, esta ideia de que o cancro é praticamente incurével ainda perdura em setores amplos da população. 
Por isso utilizamos eufemismos para o nomear ou evitamos simplesmente falar sobre o assunto. Pelo contrário, a verdade é que entendemos cada vez melhor como e porque é que aparece e, mais importante, podemos atacá-lo eficazmente. O livro que tem nas mãos pretende mudar este ponto de vista «clássico», enraizado num conhecimento parcial da atualidade médica, e apresentar uma imagem realista do cancro no contexto do século XXI. E, sobretudo, fazê-lo da forma mais simples e compreensivel possível, porque é necessário que esta informação chegue a toda a gente. 
Nao se trata, em absoluto, de perder o respeito pelo cancro. Continua a ser uma doenca grave que afeta um grande número de pessoas e leva milhares de vidas ano após ano. Não é de todo nossa intençãoo trivializar um tema tão sério. Mas hoje em dia ter cancro não equivale de forma alguma a uma sentença de morte, e isso deve ficar bem claro. O número de sobreviventes aumenta todos os dias e continuará a fazê-lo. Ainda não é uma guerra terminada, é verdade, mas também não se pode dizer que a estejamos a perder.»  - Salvador Macip

Vogais disponibiliza os primeiros capítulos para leitura imediata, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário