segunda-feira, 8 de julho de 2013

Semana especial Dan Brown


Durante esta semana o blog vai ser totalmente dedicado ao autor Dan Brown. No próximo dia 10 de Julho, quarta-feira, vai ser lançada a versão portuguesa do seu novo romance “Inferno”.

O primeiro livro que li deste autor foi o “O Código de Da Vinci” onde ele apresentou uma teoria controversa e que chocou o mundo. O que levou a que imensos leitores ficassem agarrados nos seus livros. Mas falarei de cada um deles em cada dia desta semana.

Dan Brown tornou-se um ícone da literatura internacional. O Professor Robert Langdon tornou-se a inspiração de muitos outros autores que tentaram obter com mais ou menos sucesso, a mesma projecção deste autor. Muitos acusam-no de utilizar uma fórmula e copiar para cada livro. E assim que todos os seus romances são basicamente os mesmos, apenas com pequenas variações. Talvez seja assim, mas depende de cada leitor escolher o seu gosto e o que lê. Aqui vou dar a minha opinião sobre cada romance e sobre a forma de escrever do autor.

Agora falemos um pouco do homem que está por detrás dos livros. Porque atrás de cada personagem está sempre o homem que “mexe os cordéis”.

Dan Brown já publicou seis romances, todos eles Bestsellers, e já foi traduzido para 52 línguas.

O pai do autor ensinava e escrevia acerca de Matemática e sua mãe tocava órgão, o que influenciou Dan Brown acerca do paradoxo entre a ciência e a religião e como ambos parecem ser antagonistas, como se diz geralmente “A ciência matou Deus”. Este conflito é bem visível nos seus livros e particularmente na personagem de Robert Langton. Ele ensinou inglês antes de se concentrar em escrever e fazer disso o seu ofício.

Alguns dos seus livros já foram adaptados a filme, como é o caso de “O código de Da Vinci” e “Anjos e Demónios”, mais recentemente foi anunciado a adaptação do livro “O Símbolo Perdido”.


Espero que apreciem esta semana especial, a primeira do Blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário