quarta-feira, 19 de junho de 2013

[Opinião] “Segredos para um final Feliz” de Lucy Dillon (Porto Editora)

0


Sinopse:

Quando Michelle convida Anna para gerir e fazer renascer a moribunda livraria de Longhampton, é como se um sonho se tornasse realidade: para além de conquistar, finalmente, alguns momentos de paz longe das enteadas problemáticas e do dálmata hiperativo, Anna é uma sonhadora completamente apaixonada por livros.

Serão as histórias de amor, aventuras, jardins secretos, cães perdidos, bruxas malvadas e pêssegos gigantes a trazer nova vida à negligenciada loja. Anna e os seus clientes/leitores vão deixar-se levar pela magia. E nem a melhor amiga de Anna - a organizada e empreendedora Michelle, que diz categoricamente não acreditar no amor verdadeiro nem em príncipes encantados - ficará imune ao espirito love is in the air.

Mas quando alguns segredos da infância de Michelle voltam para a atormentar e o fracasso familiar paira sobre Anna, poderá a sabedoria das histórias de encantar ajudar as duas amigas - e aqueles que elas amam - a encontrar os seus próprios finais felizes?

Ficha Técnica:

Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 464
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04607-9

Opinião:

Segredos para um final feliz” é um romance acerca do amor e da amizade, é acerca dos relacionamentos entre pessoas e das fragilidades de cada um.

Acompanhamos o dia-a-dia de duas amigas, Anna e Michelle, e como elas lutam para vencer os obstáculos que aparecem no seu caminho.

Tal como na vida real as relações são complicadas e têm altos e baixos. E entre Michelle e Anna isso também acontece. Seguimos os seus passos ao longo do dia-a-dia e ficamos a conhecer as suas frustrações e os seus receios.

“- Quer dizer exatamente o que quer dizer. – Anna estava ao rubro. – Eu contei-te sempre tudo, Michelle. Todas as minhas preocupações com o Phil e as meninas, e do quanto desejo ter um filho. Mas tu escondes-me coisas! E não só de mim. Manténs toda a gente à distância, porque assim não tens de te preocupar com os outros. Podes ser um poço de sabedoria e de sensatez em relação a toda a gente. Será por isso que não gostas tanto da livraria como da tua loja? Porque os clientes entram aqui só para conversar? Não se limitam a comprar um abat-jour e voltar para os seus lares perfeitos: conversa, partilham coisas. Por isso, isto não significa só dinheiro. Mas não te importa, porque nunca o entendeste.”

Aqui conseguimos ver o grau da complexidade e realismo da obra. Porque facilmente, um de nós diria isto a um amigo numa situação semelhante.

Michelle é uma mulher misteriosa, que desde o início da obra notamos que esconde algo sobre si mesma e que evita falar com tanta veemência como foge também de qualquer relação. Anna pelo seu lado faz tudo para que todos fiquem felizes, ignorando os seus próprios desejos e necessidades.

É muito interessante ver a relação entre as duas e como esta funciona.

As descrições que Lucy Dillon utiliza são curtas e sem grandes divagações, vêmo-nos naqueles ambientes, as casas, as lojas, o clima frio de Inglaterra são facilmente transmitidos aos leitores.


Segredos para um Final Feliz” é um livro que se lê facilmente e que entretém o leitor, o qual se vê transportado para aquele mundo e se sente próximo das personagens que são muito realistas.
Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário