quinta-feira, 6 de junho de 2013

[Opinião] “Anónimos” de José Ribeiro (Alfarroba)

0


Sinopse:

Neste livro só encontrará histórias verídicas. Tal como são todas! Para ser mais preciso, histórias de seis mulheres, sete homens e quatro crianças. Serão histórias que não esquecerá.

Ficha Técnica:

Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 132
Editor: Alfarroba
ISBN: 9789898455574

Opinião:

“Anónimos “ é um livro de contos acerca de pessoas e de momentos das suas vidas. São histórias sem qualquer relação entre si e que quer no espaço quer no tempo.

José Ribeiro trás-nos um vislumbre das vidas de quinze pessoas em pequenos contos rápidos e curtos, de fácil leitura. A acção evolui rapidamente. O tom da narrativa é directo e muito sucinto, não permitindo divagações ao longo da narrativa.

“Chamam-lhe louco, atrasado, deficiente, drogado, maluquinho ou outros impropérios que pela indeferença contínua geram no destinatário, adquirem tom ambivalente entre  a troça simples e a complacência piedosa.”

Este é apenas um exemplo desses momentos. Também é um livro bastante introspectivo, ficamos a conhecer o que vai na cabeça das personagens, todas as suas inseguranças e certezas.

As personagens que ele criou são muito reais. Podiam ser a nossa vizinha do lado ou mesmo o homem que vive na rua e que ignoramos. São pessoas com quem facilmente nos cruzaríamos no nosso dia-a-dia e que fariam arte da nossa vida directa ou indirectamente.


Este é um livro para se ler e pensar na realidade da nossa vida.
Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário