quinta-feira, 16 de maio de 2013

[Opinião] “Gramática da Língua Portuguesa” de Vítor Fernando Barros (Edições colibri)

0



Sinopse:

As Lições de Gramática de Língua Portuguesa, escritas em conformidade com o Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa, dão particular atenção às exemplificações, colhidas, maioritariamente, em escritores de língua oficial portuguesa. Muitas lições deste livro correspondem a uma aula, o que certamente facilitará o trabalho do docente e a assimilação do conteúdo por parte dos alunos. Conscientes das eventuais imperfeições desta obra, cabe ao professor colmatar e suprir as lacunas, acrescentando-lhe o seu próprio saber.

Ficha técnica:

Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 336
Editor: Âncora Editora
ISBN: 9789727803194

Opinião:

É sempre importante para um estudante ter uma boa gramática à mão. Eu utilizei bastante quando estudava. Esta gramática da autoria de Vítor Fernando Barros é bastante simples e de fácil acesso. Esta encontra-se dividida em 90 lições curtas dedicadas aos mais diversos temas.

As explicações e definições são simples e de fácil compreensão, com exemplos explicativos dos mais variados autores portugueses. Tem quadros exemplificativos em alguns temas como é o caso do tipo de narradores, tendo aqui também exemplos para cada tipo. Este livro peca apenas na falta de exercícios para serem feitos, o que limita um pouco o seu leque de utilizadores, já que os estudantes procuram uma gramática com exercícios e não apenas definições e exemplos.

É uma gramática bastante clara e objectiva. Adaptada ao novo acordo ortográfico.

Para quem apenas procura uma gramática de consulta.
Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário