sábado, 6 de abril de 2013

[Opinião] “Harry Potter e a Pedra Filosofal” de J. K. Rowling (Editorial Presença)

2



Sinopse:

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

Harry Potter é antes de mais o fenómeno editorial de 1999. É-o porque demove crianças de jogos de computador e de infindáveis horas frente ao televisor. É-o porque está traduzido em cerca de 30 idiomas. É-o porque tem angariado os mais importantes prémios de literatura infanto-juvenil. É-o, por fim e entre outras inúmeras razões, porque ocupa há meses consecutivos os primeiros lugares das mais importantes listas de vendas mundiais. Mas Harry Potter, o personagem dos livros de J. K. Rowling, não é um herói habitual. É apenas um miúdo magricela, míope e desajeitado com uma estranha cicatriz na testa.

Estranha, de facto, porque afinal encerra misteriosos poderes que o distinguem do cinzento mundo dos muggles (os complicados humanos) e que irá fazer dele uma criança especialmente dotada para o universo da magia. Admitido na escola Howgarts onde se formam os mais famosos feiticeiros do mundo, Harry Potter irá viver todas as aventuras que a sua imaginação lhe irá propocionar. Um grande sucesso editorial que os mais jovens adoram e que apetece também aos adultos.

Ficha Técnica:

Edição/reimpressão: 2002
Páginas: 256
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722325332
Coleção: Estrela do Mar

Opinião:

J. K. Rowling criou uma saga que conquistou todo o mundo. Neste primeiro livro ela apresenta-nos ao já famoso Harry Potter, um rapaz que aparenta ser normal mas que um segredo de família vai-lhe abrir as portas a um mundo fantástico e a um dos melhores antagonistas literários, quem não adora odiar o Voldemort.
Rowling revela desde o início uma excelente qualidade de escrita e consegue prender os leitores, independentemente da sua idade. O seu livro havia sido recusado diversas vezes por ser longo demais. Este é o mais pequeno de toda a saga.
Seguimos as personagens que evoluem ao longo da história, neste primeiro livro a que mais se adapta é a Hermione que começa como um rato de biblioteca e que vai começando a se aproximar das outras pessoas e tornando-se uma heroína como Harry. O trio Harry, Hermione e Ron, complementam-se nas suas fraquezas e nas suas capacidades. Isso é bem visível na parte final do livro.
Adorei rever a história, pessoalmente prefiro os livros do que os filmes. 
Reacções:

2 comentários:

  1. Ois,

    Muito bem, ai o que eu gostava de poder reler sagas, fazes muito bem reler estas saga :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Deixei-te um selo em http://visaoperifericaa.blogspot.pt/2013/04/selo-liebster-award-e-versatile-blogger.html :D

    E este ano também vou reler esta Saga *-*

    ResponderEliminar