domingo, 5 de junho de 2022

[Opinião] "Hegemonia - 7 Duelos pelo Poder Global" de Jaime Nogueira Pinto (Critica)



Sinopse:

Em Hegemonia - Sete Duelos pelo Poder Global, Jaime Nogueira Pinto evoca e analisa os grandes conflitos pelo domínio do mundo a Guerra de Peloponeso, as Guerras Púnicas, as Guerras de Carlos V, as Guerras franco-britânicas, as Guerras da Alemanha e a Guerra Fria para terminar no frente-a-frente China - Estados Unidos da América a que hoje assistimos e que promete dominar o futuro.

Ao longo destas páginas e dos séculos que percorremos percebemos que há constantes nas causas, nas motivações dos seus protagonistas, no modo de defesa e ataque, que se repetem. Em todas elas, na geopolítica dos interesses e na luta pela hegemonia, estiveram sempre os motores primeiros da acção humana, segundo Tucídides: o medo, a glória e a cobiça dos chefes e dos povos.

Ficha Técnica:


ISBN: 9789895322718
Edição/Reimpressão: 09-2021
Editor: CRITICA
Idioma: Português
Dimensões: 157 x 234 x 28 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 464
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História em Geral

Opinião:

Neste momento, estamos a passar um momento de grande tensão política e militar, sem saber o que o futuro nos vai trazer. A  luta pelo poder é algo que existe desde o início da humanidade e há sempre um grupo que se tenta impor a outro. 

Neste livro, "Hegemonia", acompanhamos sete duelos que moldaram o percurso que a humanidade percorreu ao longo de séculos. Jaime Nogueira Pinto, leva-nos por uma viagem no tempo pelos grandes embates civilizacionais humanos e que selaram os destinos dos povos envolvidos. Acompanhamos uma evolução cronologica dos diversos duelos, iniciando com o embate entre Esparta e Atenas, na Antiga Grécia, chegando até ao duelo que ainda se encontra em curso entre os EUA e a China, fazendo referência à situação de Taiwan. Mas os eventos dos últimos meses fazem-me acreditar que o confronto América e Rússia está longe de terminar.

Eu li este livro em várias fases, neste caso 7, já que é bastante complexo e nos dá bastante informação para refletir. Um livro que nos informa acerca dos eventos do passado mas com o olhar no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário