quarta-feira, 29 de julho de 2015

[Opinião] "A Herança Bolena" de Philippa Gregory (Planeta)




Sinopse:


1539, a corte de Henrique VIII teme cada vez mais as constantes mudanças de humor do rei envelhecido e doente. Apenas com um bebé, como herdeiro, o rei tem de encontrar outra esposa e o perigoso prémio da coroa de Inglaterra é ganho por Ana de Cléves. Apesar de se mudar para um país onde os costumes e a língua são estranhos, Ana tem as suas razões para aceitar o casamento com um homem com idade para ser seu pai.

Ficha Técnica:

Edição/reimpressão:2015
Páginas: 475
Editor: Editorial Planeta

ISBN: 9789896575700

Opinião:

Este é o segundo livro que leio da Philippa Gregory. Num registo diferente do anterior esta autora não me pára de surpreender.

Os Tudors foram a família mais famosa da história Inglesa, uns pelas piores razões e outros pelas melhores. Este livro aborda parte da vida de Henrique VIII, um homem que governou e alterou para sempre o rumo de Inglaterra e foi pai da sua melhor raínha. Mas, enquanto Rei era o terror dos seus suserano e também das suas noivas, teve oito no total, e a maioria delas morreu porque este perdera o interesse nelas.

O que mais gostei neste livro foi a visão da história por várias personagens, duas das rainhas deste e uma das aias, isto permitiu uma visão mais íntima dos seus receios e medos perante o Rei e as suas acções.

A personagem da Ana é a que mais me atraiu, conhecida por ter sido a rainha que escapou, ela acabou por sobreviver ao Rei e apenas podemos imaginar o que sofreu naqueles anos em que viveu em Inglaterra sempre temendo que este mudasse de ideias e que ela acabasse por perder a cabeça por algum motivo inventado por este ou pelos seus conselheiros.

Catarina sempre me pareceu um pouco cabeça de vento, mas também era uma criança quando se casou com o Rei. A sua ambição e da sua família acabam por ser a sua perdição.

Tal como Catarina, Joana foi vitima da sua ambição pessoal e também da da sua família, pois acaba por trair os que amava, e os que confiavam nela. É conhecida por ser a mulher que mandou o marido para a morte.

Um romance interessante e viciante, em que torcemos pelas personagens apesar de já sabermos qual será o desfecho de cada uma delas.
LilianaNovais

Sem comentários:

Enviar um comentário