sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

[Opinião] "Luz e Sombra" de Leigh Bardugo (1001 Mundos)


Sinopse: 

Só ela consegue vencer as trevas... Rodeada por inimigos, a outrora grande nação de Ravka foi dividida em duas pelo Sulco de Sombra, uma faixa de escuridão quase impenetrável cheia de monstros que se alimentam de carne humana. Agora, o seu destino pode depender de uma só refugiada. Alina Starkov nunca foi boa em nada. Órfã de guerra, tem uma única certeza: o apoio do seu melhor amigo, Maly, e a sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa do regimento militar, numa das expedições que tem de fazer ao Sulco de Sombra, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros volcra e ficar brutalmente ferido. O seu instinto leva-a a protegê-lo , e ela revela um poder adormecido que lhe salva a vida, um poder que poderia ser a chave para libertar o seu país devastado pela guerra. Arrancada de tudo aquilo que conhece, Alina é levada para a corte real para ser treinada como um membro dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina no seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir o Sulco de Sombra. No entanto, nada naquele mundo pródigo é o que parece. Com a escuridão a aproximar-se e todo um reino dependente da sua energia indomável, Alina terá de enfrentar os segredos dos Grisha... e os segredos do seu coração.

Ficha Técnica: 

Ano da Edição: 2013 
Número Páginas: 312 
ISBN: 9789892324852 
Editora: ASA 

Opinião: 

Ultimamente têm surgido muitos livros acerca de universos alternativos, este é um desses.  

Neste livro acompanhamos um mundo onde a magia existe e em que os utilizadores desta são temidos  e ostracizados. Todos temem ser incluídos nesse grupo e evitam a todo o custo que as coisas corram mal perto deles. 

A evolução da história é lenta inicialmente enquanto somos introduzidos neste Universo e compreendemos as suas implicações e as suas nuances, todos os pormenores que fazem deste interessante e original, que o tornam uno. 

A personagem central deste romance é a Alina, a qual se surpreende no inicio do livro com as suas capacidades, vemo-la a amadurecer e a tornar-se mulher, perde a inocência. Darkling parece-me muito misterioso inicialmente e as suas intensões não são bem claras. Maly é tão jovem como a sua amiga e aparece nos momentos chave das personagens e serve como auxilio à Alina. Todas estas personagens estão bem conseguidas e é bem patente o trabalho que a autora teve. 

O final deste romance deixa-nos cheios de curiosidade para saber o que acontece de seguida e que obstáculos os nossos personagens vão ter de ultrapassar.

1 comentário:

  1. Viva,

    Sem duvida que é uma Editora que admiro embora não acompanhe esta saga mas que me parece sem duvida interessante ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar