quarta-feira, 13 de novembro de 2013

[Opinião] “A Revolta” de Suzanne Collins (Editorial Presença)


Sinopse:

Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…

A Revolta é o último livro da trilogia Os Jogos da Fome, cuja adaptação cinematográfica estreou em 2012.

Ficha Técnica:

Coleção: Via Láctea
Nº na Coleção: 102
Data 1ª Edição: 03/11/2011
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4653-5
Nº de Páginas: 280
Dimensões: 150x230mm

Opinião:

E é assim que uma trilogia chega ao final. Os dois primeiros livros “Jogos da Fome” e “Em chamas” já foram criticados aqui no blog anteriormente. Foi com tristeza que me despedi destas personagens e fechei o livro. Ainda me lembrei, pelo menos tenho ainda os filmes para rever tudo.

Este último Volume é o mais forte de toda a trilogia, mais crú e mostra a revolução em maior detalhe, como a autora escolheu contar a história na primeira pessoa acabamos por conhecer apenas o que Katniss conhece, e desta vez ela envolve-se mesmo na revolução. Se bem que é utilizada como peão e isco a maioria das vezes.

Durante o livro surgem algumas surpresas que me fazem desesperar e pensar Isto não pode acabar assim, ela tem de mudar alguma coisa. Por vezes as personagens estão em situações desesperantes e a autora não as pouco e leva-os ao limite. Esta é a derradeira oportunidade que as personagens têm de mostrar do que são capazes.

Suzanne Collins mostra-nos o que os seres humanos são capazes quando a crueldade e a vingança os rege.

É uma excelente conclusão à trilogia. A qual é excelente e extremamente viciante.

1 comentário:

  1. Olá,

    Uma trilogia que adorei e penso que até pelo titulo do livro estava-se mesmo a ver que isto tinha que terminar assim :)

    Parecem livros mais para um publico alvo infantil, mas não deixa de ter muita critica a sociedades atuais, nomeadamente aos EUA que tentam ser os senhores do mundo, ainda assim só posso concordar uma leitura muito viciante :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar