quarta-feira, 13 de março de 2013

Novidade Dinalivro


SINOPSE

Capaz de sobreviver em solos secos e pedregosos, a oliveira constitui um símbolo de resistência e regeneração, presente inclusive nos textos sagrados do Cristianismo e do Islão. Fazendo jus à história milenar desta árvore e documentando o seu impacto civilizacional, 25 investigadores e técnicos uniram esforços e saberes numa tentativa bem-sucedida de abarcar tanto o passado e o presente da olivicultura como o seu futuro, no que toca, por exemplo, à introdução de novas tecnologias no domínio da engenharia genética ou do cultivo biológico. Através de mais de 500 tabelas, mapas e imagens, este livro de referência caracteriza as inúmeras variedades de oliveira e descreve o seu processo de polinização, bem como as suas doenças e pragas. Entre muitos outros temas, a obra sublinha a importância do azeite na dieta mediterrânica e na economia nacional e fá-lo sempre com o rigor a que nos habituou Jorge Böhm, coordenador de títulos como Atlas das Castas da Península Ibérica ou O Grande Livro as Castas, distinguido em 2010 com o prémio da OIV (Organisation Internationale de la Vigne et du Vin).

SOBRE O COORDENADOR

A Alemanha viu nascer Jorge Böhm em 1938, muito apropriadamente em Neustadt an der Weinstraße que, em português, significa «cidade nova na rota do vinho». Foi, porém, mais a sul, em Munique, que o autor concluiu a licenciatura em Economia na universidade local. Prosseguindo a viagem para sul, mudou-se para Portugal, onde fixou residência em 1978, após anos de experiência no comércio internacional do vinho. No final da década de 90, iniciou uma colaboração fecunda com a Estação de Olivicultura Regional de Santarém e Nacional de Elvas, tendo-se sempre empenhado no aperfeiçoamento das culturas do olival e da videira através de uma aposta na investigação científica. Além de organizar numerosos seminários e workshops, Jorge Böhm interveio em vários congressos por todo o mundo, depois de se reformar da atividade comercial em 2001. Cinco anos mais tarde, foi condecorado com a Ordem de Mérito Agrícola pelo então presidente Jorge Sampaio.

FICHA TÉCNICA:

Páginas: 290
Formato: 245x315 mm
Preço s/IVA: 47,17 €
Preço c/IVA: 50,00 €
Referência: 01010486
ISBN: 978-972-576-620-0
Público-alvo: Todos aqueles que trabalham no cultivo, produção ou comercialização da azeitona e do azeite ou se interessam por estas temáticas, bem como docentes e estudantes de turismo, apreciadores de azeite e gastrónomos.

Sem comentários:

Enviar um comentário