quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

[Opinião] “Jeff em Veneza, Morte em Varanasi” de Geoff Dyer (Civilização Editora)



Sinopse:

O jornalista Jeff Atman está em Veneza para cobrir a abertura da Bienal de Arte. Espera ver muitas obras de arte, ir a muitas festas e beber muitos bellinis. Não espera conhecer a sedutora Laura, que irá mudar completamente a sua curta estadia na cidade.
Outra cidade, outro trabalho: desta vez nas margens do Ganges, em Varanasi. Por entre as multidões, os ghats e o caos da mais sagrada cidade hindu, espera-o um tipo diferente de transformação.
Uma narrativa muito bela sobre amor erótico e desejo espiritual, Jeff em Veneza, Morte em Varanasi é divertido, elegante, sensual, cómico, engenhoso e absolutamente cativante. Consagra Geoff Dyer como um dos mais provocantes e originais escritores britânicos.

Ficha Técnica:

Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 300
Editor: Livraria Civilização Editora
ISBN: 9789722627245

Opinião:

Neste livro Geoff Dyer mostra dois extremos da condição humana: a vida na bienal em Veneza e a vida em Varanasi. Ele explora os extremos. Um livro que tem uma boa harmonia entre a acção e o erótico.
“Jeff em Veneza, Morte em Varanasi” está dividido em duas partes completamente antagónicas.
Na primeira parte Jeff encontra-se numa rotina, sente-se preso às pequenas rotinas do dia-a-dia e já não tem alegria na vida. A ida à bienal é algo de rotineiro até ele conhecer a Laura, que o seduz e se deixa seduzir por ele. Nesta parte do livro o autor mostra-nos um mundo de sexo e de drogas.
Na segunda parte o autor leva-nos até Varanasi, onde a morte rodeia todos. A fome e a pobreza contrastam com o mundo anterior como se se tratasse de um novo mundo. Aí ele lida com uma cultura diferente, com a simplicidade e com o mundo espiritual hindu.
De que forma ele é afectado por estas duas experiências?
As personagens estão muito bem caracterizadas e fogem aos estereótipos.
A escrita de Geoff é directa e sem rodeios, as descrições levam-nos aos locais onde se passa a acção. Desde a beleza de Veneza à decadência de Veranasi.
“Jeff em Veneza, Morte em Veranasi” é um livro completo, que agradará a um vasto leque de leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário